código do Google analytics II Jornada de Incentivo Acadêmico da Prae debateu ações durante a pandemia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / II Jornada de Incentivo Acadêmico da Prae debateu ações durante a pandemia

II Jornada de Incentivo Acadêmico da Prae debateu ações durante a pandemia

por Comunicação publicado 21/10/2020 21h16, última modificação 21/10/2020 21h16
Evento aconteceu na última terça-feira (20), como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A abertura da segunda edição da Jornada de Incentivo Acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), realizada na última terça-feira (20), debateu as ações realizadas junto aos alunos durante a pandemia. A atividade fez parte da programação da UNIRIO durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

A mesa de abertura, intitulada Incentivo acadêmico UNIRIO em novo cenário, contou com a participação da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Carmen Irene de Oliveira, da coordenadora de Políticas Estudantis, Andréa Lopes, e da diretora de Gestão Administrativa, Claudia Gurgel.

A diretora acredita que o sistema de aulas remotas ainda deve prosseguir até o segundo semestre do próximo ano. "Avançamos na digitalização de processos da Digad (Diretoria de Gestão Administrativa) e acredito que ainda podemos aperfeiçoar mais. Temos que pensar como esse novo mundo tecnológico poderá ajudar em nosso trabalho de assistência estudantil", disse Cláudia. "Teremos um corte de 18% no orçamento no próximo ano, então é preciso pensar em novos rumos para as bolsas", completou.

Na opinião da diretora, é preciso fazer o questionamento a respeito de como avançar em algo diferente ao modelo atual. Segundo ela, a pandemia veio piorar uma situação que já era difícil - situação que pode ser medida pelo crescimento na demanda por bolsas. O cenário é crítico e a solução deverá surgir a partir do apoio das outras pró-reitorias da Universidade. "Todo deverão ter também esse olhar social na distribuição de bolsas, pois só a Prae não vai dar conta. Precisamos que esse desafio seja de toda a UNIRIO. Não podemos fechar os olhos pra realidade", finalizou Cláudia.

Andrea Lopes explicou que a Coordenadoria de Políticas Estudantis (Copoe) já realizou 11 rodas de conversas com os alunos durante o período de isolamento. Segundo ela, o retorno recebido tem sido muito positivo, pois os estudantes estão preocupados com a situação e sem ter com quem falar. "Varias vezes lançávamos um tema para debate e os alunos acabavam mudando o assunto para uma demanda que lhes parecia mais urgente. Nossa equipe ia sempre com muita disposição conversar com eles", disse a coordenadora.

Andréa citou como relevante a implantação de novos campos de divulgação e contato com os alunos, com a criação de páginas no Facebook, no Instagram e também um canal no Youtube. "Todos os setores da Prae estão publicando de forma periódica, mobilizados na produção de materiais importantes para o momento, com dicas de alimentação, organização dos estudos e apoio psicológico, entre outros temas", explicou a coordenadora. 

A novidade agora está na produção de séries para o canal audiovisual, contendo palestras e debates com professores da instituição e também de fora da UNIRIO. "Então, nestes sete meses o que mais fizemos foi buscar formas de estar em contato com os estudantes. Nosso plano para o futuro é caminhar na construção e institucionalização das políticas de apoio da Prae", finalizou Andréa.

Após as falas, foi aberto canal para a formulação de perguntas por parte dos espectadores da transmissão. Ao final, a pró-reitora Carmen Irene encerrou o evento agradecendo a presença de todos e incentivando os estudantes a divulgarem uns com os outros a respeito dos serviços oferecidos pela Assistência Estudantil.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio