Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / IB convida voluntários para participar de projeto de pesquisa

IB convida voluntários para participar de projeto de pesquisa

por Comunicacao UNIRIO publicado 24/09/2015 08h55, última modificação 29/09/2015 09h56

Que tal ser voluntário em um projeto de pesquisa? Que tal fazer parte de um grupo de controle que vai contribuir para inúmeros estudos científicos sobre a doença de Huntington (DH)? O convite é da professora Carmen Lúcia Antão Paiva, do Instituto Biomédico (IB), que coordena, desde 2009, um projeto de pesquisa sobre a doença, que é genética e neurodegenerativa e que ainda não tem cura.

Em associação com as pesquisadoras Suely Rodrigues dos Santos e Luciana de Andrade Agostinho, o projeto busca montar um grupo de controle, composto por 500 voluntários, para traçar o perfil genético de indivíduos saudáveis da população brasileira e assim poder comparar com o perfil de portadores da DH. O conhecimento dessas características vai propiciar que, no futuro, seja viável bloquear o gene responsável por produzir a proteína huntintina mutada, que causa a doença. Assim será possível contribuir para as pesquisas sobre terapia por silenciamento genético, que está sendo testada pela primeira vez em humanos nos Estados Unidos e Canadá.

Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos e sem histórico da DH na família. Para se inscrever no projeto, é preciso comparecer à sala D-111 no Bloco D do IB às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h, ou no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) às quartas-feiras, entre 9h e 11h, para assinar um termo de consentimento livre e realizar a coleta de sangue periférica (3ml de sangue da veia. Não é necessário jejum). É possível também fazer a coleta, sob demanda, no campus da Urca.

Os dados obtidos serão mantidos em sigilo. O resultado da análise da amostra colhida não será fornecido, uma vez que a doação será realizada apenas para fins de pesquisa.

O IB fica na rua Frei Caneca, 94, no centro, e o HUGG fica na rua Mariz e Barros, 775, na Tijuca.

Mais informações e demanda de coleta de sangue com a mestranda Thays Andrade Apolinário pelo e-mail thays_apolinario@hotmail.com ou pelo celular (22) 981344873.

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ