código do Google analytics I Simpósio de Biotecnologia Ambiental tem início na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / I Simpósio de Biotecnologia Ambiental tem início na UNIRIO

I Simpósio de Biotecnologia Ambiental tem início na UNIRIO

por comunicacao — publicado 05/10/2016 15h35, última modificação 06/10/2016 08h09
Abertura aconteceu na noite de terça-feira, dia 4 de outubro. Evento, que acontece até o dia 6, conta com palestras ministradas por professores de diversas instituições de ensino do Brasil

Teve início na noite desta terça-feira, dia 4 de outubro, o I Simpósio de Biotecnologia Ambiental da UNIRIO. Realizado pelo Instituto de Biociências (Ibio), o evento acontece até quinta-feira, dia 6, sempre a partir das 18h, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET).

No primeiro dia, o Simpósio contou com a presença do vice-reitor, Ricardo Cardoso – no exercício da Reitoria –, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico, que participaram da cerimônia de abertura. Dando início às palestras, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Aluísio Borém abordou o panorama atual da biotecnologia no Brasil e demonstrou como  as técnicas de biologia molecular têm oferecido recursos para a melhoria dos padrões de produção agrícola, assim como para a saúde da população.

Na sequência, Vinícius Peruzzi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), palestrou sobre a biorremediação e suas aplicações, e sobre seu trabalho na aplicação de algas como organismos biorremediadores em ambientes aquáticos. Encerrando o primeiro dia de Simpósio, a professora da UNIRIO Laura Jane Moreira Santiago tratou sobre a importância das ferramentas biotecnológicas para a preservação da flora e fauna, usando como exemplo a biodiversidade do Pão de Açúcar.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 5, o evento vai abordar diversos temas, como o uso das ferramentas biotecnológicas na produção agrícola nacional e a aplicação da biotecnologia na preservação de solos. Na quinta-feira, o Simpósio contará com uma palestra sobre os Impactos dos agrotóxicos e pesticidas na agricultura nacional, ministrada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UNIRIO, Claudia Aiub, e fechará a noite com uma mesa-redonda sobre os prós e contras dos transgênicos no Brasil.

Confira a programação completa.

Dúvidas sobre o evento: unirio.nupsa@gmail.com.

O auditório Tércio Pacitti localiza-se na Av. Pasteur, 458, Urca.

(Informações fornecidas pelo professor do Ibio César Luis Siqueira Junior)