código do Google analytics I Jornada de Inovação debate empreendedorismo social — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / I Jornada de Inovação debate empreendedorismo social

I Jornada de Inovação debate empreendedorismo social

por comunicacao — publicado 19/10/2018 20h10, última modificação 23/10/2018 09h08
Palestra, apresentação de projeto e roda de conversa sobre o tema aconteceram na tarde desta terça, 16

A primeira edição da Jornada de Inovação (JIN) da UNIRIO foi aberta na tarde desta terça-feira, 16 de outubro, com palestra, apresentação de projeto e roda de conversa sobre o tema do empreendedorismo social. O evento integra a 16ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), que acontece na Universidade até sexta-feira.

Ao abrir a atividade, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Evelyn Orrico, destacou a importância da realização da Jornada, por ser “a inovação uma cultura relativamente nova na UNIRIO”.

Impacto social

O evento teve início com a palestra da empreendedora social Ligia Deschamps, cofundadora da Trade Social, consultoria que busca mediar o encontro entre empresas, sociedade civil e projetos sociais, com o objetivo de gerar impactos positivos. Ela falou sobre sua trajetória e sobre os principais aspectos que determinam o impacto social de projetos, entre eles, a conexão.

“Percebemos que tínhamos de gerar uma rede de conexões socioemocionais com todos os agentes. Não basta apenas encontrar soluções para problemas daquelas comunidades ou pessoas”, avalia.

Além da conexão, Ligia destaca que impacto social é também estratégia, e que a diferenciação entre caridade e investimento deve ficar clara para as empresas. Para gerar impacto, observa a empreendedora, é preciso repensar a atividade de produção e olhar com cuidado para o corpo de funcionários, por exemplo. “A empresa precisa se perceber como agente de mudança social, o que pode gerar reflexos positivos para sua imagem e, consequentemente, criar uma vantagem competitiva”, explica.

Construção coletiva

A sessão seguiu com a apresentação do estudante Gabriel Martinez sobre o projeto "Argonautas", do qual participa como bolsista sob coordenação do professor Diógenes Pinheiro, da Escola de Educação. O projeto tem como objetivo a criação de uma plataforma virtual, a ser construída de forma coletiva com estudantes da UNIRIO, para armazenar dados sobre o corpo discente da Universidade e traçar suas trajetórias educacionais.

A intenção é conhecer o perfil estudantil da Instituição, levando em conta suas demandas e expectativas, para assim auxiliar na construção de políticas universitárias mais conectadas com a realidade desses jovens.

A apresentação foi seguida por uma roda de conversa entre os presentes à sessão. A Jornada de Inovação prossegue nesta quarta-feira, a partir das 17h, com palestra e roda de conversa sobre a Universidade no sistema de inovação brasileiro. Confira a programação da JIN.

Bolsista Gabriel Martinez apresenta o projeto 'Argonautas' (Foto: Comso)