código do Google analytics I Fórum de Cursos de Graduação tem início com palestra sobre avaliação educacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / I Fórum de Cursos de Graduação tem início com palestra sobre avaliação educacional

por comunicacao — publicado 16/11/2015 11h40, última modificação 16/11/2017 14h39
Promovido pela Pró-reitoria de graduação (Prograd), evento traz até esta terça-feira, dia 17, palestras, mesas-redondas e apresentação de grupos de trabalho

O I Fórum de Cursos de Graduação da UNIRIO, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), teve início na manhã desta segunda-feira, dia 16 de novembro, no Auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Mauro Luiz Rabelo, decano (pró-reitor) de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB).

Tendo uma larga experiência nas áreas de matemática e de avaliação educacional, Mauro palestrou sobre a Avaliação Superior e seus Indicadores.  O desafio da aprendizagem, o contexto atual da educação superior no Brasil, as formas de avaliação dos cursos e das universidades, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram alguns dos temas abordados pelo palestrante. Sobre a avaliação institucional, pela qual a UNIRIO passará em 2016, o professor reforçou que é essencial que “toda a instituição esteja mobilizada e que o ponto fundamental é a organização da informação”.

O vice-reitor, Ricardo da Silva Cardoso, que presidiu a mesa de abertura representando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, também ressaltou que é importante que toda a comunidade da UNIRIO se envolva no processo de avaliação institucional da Universidade no ano que vem. “Uma nota ruim ou uma nota boa é para todos nós da UNIRIO. Este Fórum é um momento ideal para se discutir e melhorar o que ainda tem que ser ajustado. Espero que todos tenham essa consciência e possam participar ativamente de forma a aprimorar cada vez mais a nossa Universidade”, concluiu.

Compondo também a mesa de abertura, estavam o pró-reitor de graduação, Alcides Guarino, e o diretor de programas e atividades especiais de ensino em graduação, Ronaldo Busse.  Em sua fala, Alcides relembrou o Fórum de Bacharelado e o Fórum de Licenciaturas, promovidos pela Prograd em 2013 e 2014, respectivamente, e disse que a iniciativa do I Fórum de Cursos de Graduação foi uma decisão de unir os fóruns anteriores e tratar de vários assuntos de graduação com uma abrangência maior. O pró-reitor desejou a todos um ótimo evento e disse esperar “que professores, alunos e participantes tenham muita discussão, não só nas palestras e mesas-redondas, como também nos grupos de trabalho”.

Ronaldo Busse agradeceu a todos os envolvidos na organização do Fórum e aos docentes que conduziram os grupos de trabalho. O professor falou que o evento, considerado muito valoroso para a Prograd, estará no calendário da Universidade nas suas próximas edições.  “Todos nós sabemos da importância de se discutir a universidade, em especial os nossos cursos de graduação, para que sempre busquemos a excelência de maneira participativa e coletiva”, destacou.

O I Fórum de Cursos de Graduação vai até esta terça-feira, dia 17, com diversas atividades, como palestras, mesas-redondas e apresentação de grupos de trabalho. Com o objetivo de fomentar a discussão acerca da formulação e implementação de políticas públicas que visem ao pleno desenvolvimento do país, tendo em vista as alterações de políticas e diretrizes básicas da educação superior, o evento também busca trazer esse debate para o âmbito dos cursos de graduação da UNIRIO. Confira a programação completa.

(Letícia Hermont/Comso)