código do Google analytics HUGG inaugura novo centro cirúrgico — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / HUGG inaugura novo centro cirúrgico

HUGG inaugura novo centro cirúrgico

por comunicacao — publicado 06/05/2019 17h30, última modificação 07/05/2019 10h13
Com a reabilitação do setor, hospital terá capacidade para a realização de até 1.500 cirurgias mensais

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca, vinculado à UNIRIO, inaugurou nesta segunda-feira, 6 de maio, o novo centro cirúrgico geral da unidade. Com a reabilitação do setor, o HUGG terá capacidade para a realização de até 1.500 cirurgias mensais, incluindo pequenos procedimentos e intervenções de alta complexidade, em algumas especialidades.

As obras de atualização do espaço colocam o hospital entre os mais avançados do estado do Rio de Janeiro. Foram reformadas sete salas de cirurgia, que receberam novos equipamentos, e instalado um sistema de refrigeração, que evitará o acúmulo de ar contaminado no ambiente.

Outra novidade será a transferência do setor de anatomia patológica para dentro do centro cirúrgico. Desta maneira, com o auxílio de patologistas, os médicos conseguirão identificar, durante as operações, os limites, a natureza e o grau de agressividade das lesões, especialmente no tratamento oncológico. Isso ajudará na avaliação das condutas mais adequadas para cada quadro clínico.

O hospital conta, ainda, com outras nove dependências destinadas a cirurgias obstétricas, ortopédicas e pequenos procedimentos.

Cirurgias transmitidas em tempo real

A reforma do centro cirúrgico do HUGG vai garantir novas oportunidades de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação da UNIRIO. Os procedimentos serão transmitidos por telão, em tempo real, para o Anfiteatro, onde acontecem aulas teóricas, e para as demais salas de ensino.

Além de assistir às imagens, os estudantes poderão ouvir os comentários da equipe médica. Posteriormente, as gravações serão integradas ao acervo da Instituição para futuras consultas dos discentes.

Homenagens aos docentes

O novo centro cirúrgico do HUGG recebeu o nome do professor emérito de Cirurgia Pietro Novellino, ex-reitor da UNIRIO, delegado do Ministério da Educação e presidente da Academia Nacional de Medicina por três vezes.

As demais salas do espaço também designarão professores que passaram pela Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, como forma de reconhecimento pelas conquistas que permitiram a visibilidade da Universidade no Brasil e no exterior, graças a suas trajetórias no âmbito da cirurgia.

(Informações de Felipe Monteiro, assessor de Comunicação Social do HUGG)