código do Google analytics HUGG inaugura nova enfermaria de Pediatria — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / HUGG inaugura nova enfermaria de Pediatria

HUGG inaugura nova enfermaria de Pediatria

por Comunicação publicado 01/10/2020 15h30, última modificação 01/10/2020 15h31
Espaço contará com onze leitos, incluindo um leito semi-intensivo, para casos mais graves

Na última terça-feira, dia 29, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) inaugurou sua nova enfermaria pediátrica. O espaço contará com onze leitos de enfermaria, incluindo um leito semi-intensivo, para casos mais graves.

Agora teremos um local com melhor estrutura e acesso adequado, permitindo, diretamente, uma melhoria da qualidade do tratamento ao cliente pediátrico, ampliando com isso nossa capacidade de complexidade de assistência. A mudança era bastante esperada e desejada por toda equipe multiprofissional da unidade pediátrica, incluindo professores, residentes e acadêmicos. Trabalho neste serviço no HUGG há mais de 15 anos e ver essa realização é gratificante, pois concretiza o empenho de todos os profissionais do grupo e da gestão do hospital, especialmente da Gerente de Atenção à Saúde, Fernanda Campos, e do Superintendente, João Marcelo Ramalho”, explicou a chefe da Pediatria, Mariana Pinto Borges.

Um hospital universitário geral precisa ter uma enfermaria de Pediatria. O nosso serviço todo de Pediatria foi criado antes dos anos 80 e sempre tivemos esse espaço de atendimento. Não existe um ensino que não se cuide da criança, do adulto e do idoso. No ponto de vista da formação de futuros profissionais, é altamente rica a presença de um ambiente para internação das crianças e adolescentes. Neste processo, estamos envolvendo desde o estudante de graduação, antes do estágio curricular obrigatório, que é o internato, o internato propriamente dito, que é totalmente voltado para a prática em serviço, e, por fim, o médico da residência médica que está no HUGG para se especializar em Pediatria. É fundamental que nossos futuros médicos que optem por essa área, tenham contato com o atendimento ao recém-nascido, à criança e ao adolescente no ambiente laboratorial e no ambiente de internação. Estou extremamente feliz com a reabertura deste espaço, agora em um novo local”, completou a diretora da Escola de Cirurgia e Medicina (EMC), e pediatra, Maria Marta Tortori.

A mudança se deu, principalmente, pela dificuldade no acesso ao espaço usado anteriormente pelo serviço pediátrico, que cresceu e se mostrou necessitado de um novo local “A entrada era exclusivamente por uma escada, dificultando bastante as internações mais graves. Apesar de ter sido um espaço e uma conquista fundamentais para nosso serviço, graças ao Professor Azor José de Lima, uma das maiores referências na nossa área de atuação, com a ampliação da oferta para assistência terciária e com a complexidade de novos casos que foram surgindo, fez-se fundamental essa modificação”, concluiu Mariana.

Covid-19

Em tempos de pandemia, novos protocolos também tiveram de ser realizados para viabilizar a utilização do novo espaço:

O HUGG não possui vagas de isolamento na Pediatria para casos de COVID-19 pediátricos, porém com o nosso ambulatório em funcionamento, casos suspeitos acabam sendo atendidos. Em situações de internação, há um protocolo de fluxo de atendimento, objetivando respeitar as orientações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do nosso hospital. Entretanto, em casos de internação eletiva, o HUGG realiza, previamente, o exame PCR ( voltado para detecção do vírus causador da COVID-19) e o procedimento só é liberado em caso de resultado negativo para o novo coronavírus”, informou a chefe da Pediatria.

Serviços

A enfermaria pediátrica do HUGG atende casos de patologias clínicas das especialidades pediátricas, como: Pneumologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Imunologia, Nutrologia, Imunoalergia, Hematolgia, Reumatologia, Cardiologia e Hebiatria. Conta também com apoio de outras especialidades como Genética e Dermatologia e de especialidades cirúrgicas, como: Cirurgia Pediátrica, Otorrinolaringologia e Oftalmologia.

Para ser atendido no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, o usuário deverá seguir o procedimento padrão: O paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família do seu Município ou Posto de Saúde) próxima da sua residência. O paciente informa no atendimento da Unidade Básica de Saúde Pública a sua situação de saúde. A Unidade Básica de Saúde poderá agendar a consulta por meio de um sistema informatizado chamado SISREG (Sistema de Regulação).

(Assessoria de Comunicação Ebserh/HUGG)