código do Google analytics Hospital Universitário Gaffrée e Guinle receberá R$ 8,5 milhões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Hospital Universitário Gaffrée e Guinle receberá R$ 8,5 milhões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

por Comunicação publicado 13/12/2022 14h46, última modificação 13/12/2022 17h35
Doação foi acordada em reunião nesta segunda-feira, 12 de dezembro

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), anunciou o repasse de R$ 8,5 milhões de recursos economizados pelo Parlamento Fluminense ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

A doação foi acordada em reunião do Colégio de Líderes realizada nesta segunda-feira (12/12) por todos os líderes partidários presentes. Um projeto de lei formalizando o repasse deve ser votado, em discussão única, nesta terça-feira (13/12), em plenário.

Do montante total, R$ 7,5 milhões serão para cobrir o déficit orçamentário do hospital. O restante dos recursos vai ser utilizado para a compra de um mamógrafo que já foi licitado. Presente na reunião, o diretor do hospital, João Marcelo Ramalho Alves, destacou que essa grave crise orçamentária pode levar a unidade a suspender exames de alta complexidade. O Gaffrée e Guinle é referência em oncologia e tratamento de pessoas com HIV.

“Apesar de termos diminuído os custos, cortado investimentos e priorizado os custeios, estamos com previsão de fechar o ano no vermelho. Caso isso aconteça, procedimentos de alta complexidade podem ser paralisados, principalmente oncológicos, que só o hospital realiza gratuitamente no estado”, destacou.

Todos os líderes partidários e demais parlamentares concordaram com a doação de recursos. “Precisamos somente averiguar se o repasse terá que ser feito mediante a Prefeitura do Rio ou diretamente ao caixa da UNIRIO. A Alerj se destacou nesta legislatura em auxiliar as instituições de ciência e tecnologia e não podemos deixar um hospital tão importante fechar o ano com déficit sendo que temos dinheiro em caixa”, salientou Ceciliano, informando que este ano a Alerj já economizou R$ 500 milhões.

A presidente da Comissão de Saúde da Alerj, deputada Martha Rocha (PDT), ressaltou que o hospital é referência no tratamento de pacientes com HIV. “O parecer da Comissão de Saúde será extremamente favorável. Esse hospital é vanguardista no tratamento do HIV. Além, é claro, de realizar diversas pesquisas e estudos sobre o tema”, disse.

Já o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Parlamento Fluminense, deputado Waldeck Carneiro (PSB), lamentou os recentes cortes do Governo Federal às universidades e lembrou da nota técnica apresentada nesta segunda-feira (12/12) pela Assessoria Fiscal da Alerj sobre o complexo industrial da saúde do Estado do Rio.

“O subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos, bem como os recentes cortes orçamentários às universidades federais foram um golpe muito grande. A Alerj, como sempre aconteceu, tem que fazer essa interlocução com a comunidade científica. Além disso, o Parlamento está tentando impulsionar o complexo de saúde fluminense. Precisamos ser autossuficientes. Atualmente, somos dependentes de insumos básicos, que poderiam ser facilmente produzidos em nosso estado”, pontuou.

(Informações do Portal da Alerj)