código do Google analytics Herbário da UNIRIO disponibiliza acervo para consultas on-line — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Herbário da UNIRIO disponibiliza acervo para consultas on-line

Herbário da UNIRIO disponibiliza acervo para consultas on-line

por comunicacao — publicado 03/01/2018 06h00, última modificação 03/01/2018 09h39
Plataforma reúne cerca de 5.700 amostras, com informações sobre data e local de coleta, nome do determinador, além de dados sobre morfologia externa e habitat da espécie

Desde o mês de novembro, todo o acervo do Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta (HUNI) está disponível para consultas on-line. São cerca de 5.700 amostras, com informações sobre data e local de coleta, nome do determinador (taxonomista ou especialista que identificou a espécie), além de dados sobre morfologia externa e habitat da espécie.

O acesso gratuito é feito por meio da Plataforma Jabot, resultado de uma parceria estabelecida com o Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os dados do acervo do Herbário da UNIRIO foram organizados e adequados às exigências da plataforma pela equipe coordenada pelo professor Joel Campos de Paula, pesquisador do Laboratório de Taxonomia de Algas do Instituto de Biociências (Ibio) e curador do HUNI.

A busca na plataforma Jabot pode ser feita por família botânica, por gênero, por espécie, coletor ou localidade. Segundo a bióloga e vice-curadora do HUNI, Sandra Zorat, o próximo passo será disponibilizar as imagens das amostras na plataforma – o que deve acontecer a partir do próximo ano. Ela e o professor Joel são responsáveis pela atualização das informações e pela inclusão de novas amostras no acervo físico e virtual. Bolsistas que atuam no HUNI serão treinados para acessar a plataforma e atuar também na inserção de material. 

O link para consulta ao HUNI digital é http://huni.jbrj.gov.br.

Conteúdo relacionado
Arquivo verde

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio