Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Centrais de Conteúdos

Selo 40 anosVote no selo preferido

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

Ícone de proibidoPeríodo Eleitoral

Você está aqui: Página Inicial / Herbário da UNIRIO disponibiliza acervo para consultas on-line

Herbário da UNIRIO disponibiliza acervo para consultas on-line

por Comunicação UNIRIO publicado 03/01/2018 07h00, última modificação 03/01/2018 10h39

Desde o mês de novembro, todo o acervo do Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta (HUNI) está disponível para consultas on-line. São cerca de 5.700 amostras, com informações sobre data e local de coleta, nome do determinador (taxonomista ou especialista que identificou a espécie), além de dados sobre morfologia externa e habitat da espécie.

O acesso gratuito é feito por meio da Plataforma Jabot, resultado de uma parceria estabelecida com o Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os dados do acervo do Herbário da UNIRIO foram organizados e adequados às exigências da plataforma pela equipe coordenada pelo professor Joel Campos de Paula, pesquisador do Laboratório de Taxonomia de Algas do Instituto de Biociências (Ibio) e curador do HUNI.

A busca na plataforma Jabot pode ser feita por família botânica, por gênero, por espécie, coletor ou localidade. Segundo a bióloga e vice-curadora do HUNI, Sandra Zorat, o próximo passo será disponibilizar as imagens das amostras na plataforma – o que deve acontecer a partir do próximo ano. Ela e o professor Joel são responsáveis pela atualização das informações e pela inclusão de novas amostras no acervo físico e virtual. Bolsistas que atuam no HUNI serão treinados para acessar a plataforma e atuar também na inserção de material. 

O link para consulta ao HUNI digital é http://huni.jbrj.gov.br.

Conteúdo relacionado
Arquivo verde

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio