código do Google analytics Grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre, participa de evento do Núcleo do Ator da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre, participa de evento do Núcleo do Ator da UNIRIO

Grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre, participa de evento do Núcleo do Ator da UNIRIO

por Comunicação publicado 14/09/2022 11h08, última modificação 15/09/2022 09h43
Referência na criação e estudos da máscara, grupo fará uma demonstração e um debate no dia 19 de setembro (segunda)

O projeto Núcleo do Ator - Investigação e Documentação Teatral, coordenado pela professora Ana Achcar, recebe a visita do grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre, no dia 19 de setembro (segunda-feira), às 15h, na Sala Roberto de Cleto, no sexto andar do prédio da Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca).

O Máscara EnCena é referência nacional no campo da criação e estudos expandidos da máscara. Os artistas do grupo - Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa - farão uma demonstração do trabalho desenvolvido por eles e, em seguida, um debate. O evento é aberto ao público em geral e, em especial, aos interessados e entusiastas da pesquisa de máscaras.

As inscrições para o evento devem ser feitas através de formulário eletrônico. Haverá emissão de certificado de participação.

Sobre o Máscara EnCena

O grupo Máscara EnCena foi criado em 2014, em Porto Alegre (RS), a partir do encontro de artistas com o desejo de investigar a potencialidade artística da máscara na cena contemporânea. O grupo vem se destacando com os premiados espetáculos Imobilhados (2017) e 2068 (2019), ambos com direção de Liane Venturella.

Os espetáculos renderam importantes indicações e prêmios, regionais e nacionais, como o Prêmio Açorianos de Melhor Produção, Direção e Cenografia, o Prêmio CENYM de Teatro Nacional de Melhor Grupo e o Prêmio Braskem de Melhor Direção e Trilha Sonora. O espetáculo Imobilhados teve sua estreia internacional em 2019 no Festival Masq’Alors (Canadá) e circulou pelos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, através dos Editais SESI Viagem Teatral e FAC #juntospelacultura.

O grupo também realiza projetos pedagógicos como a Residência Artística Territórios da Máscara (que realizou a 5ª edição em 2020, com a participação do artista Hajo Schüler – Cia Familie Flöz/Alemanha) e diversas edições do Curso Corpo-Máscara. Desde 2020, o grupo vem pesquisando a relação entre a máscara e a linguagem audiovisual, destacando-se os vídeos Imobilhados na Quarentena (Edital Itaú Cultural Arte como Respiro, colaboração com Eroica_conteúdo) e 206820 (Prêmio Braskem de Artes Cênicas, direção de Mauricio Casiraghi). Em 2018, participou da abertura da 11ª Bienal do Mercosul, com uma performance dirigida por Liane Venturella. Em 2021, o grupo estreou o seu mais recente trabalho, a performance urbana Bando, com direção de Mauricio Casiraghi, no Festival Porto Alegre em Cena.

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO