código do Google analytics Grupo de estudos promove encontros de leitura e discussão de textos de Aristóteles — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Grupo de estudos promove encontros de leitura e discussão de textos de Aristóteles

por comunicacao — publicado 22/08/2019 19h04, última modificação 22/08/2019 19h04
Atividades irão acontecer sempre às quartas-feiras, das 16h às 18h, no CCH

O Grupo de Estudos de Filosofia e Tragédia Grega promove neste segundo semestre atividades de leitura e discussão de textos selecionados de Aristóteles, em encontros semanais abertos a estudantes e demais interessados. Os encontros serão sempre às quartas-feiras, das 16h às 18h, na sala 316 do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), com início em 4 de setembro.

Os textos serão debatidos sobretudo à luz do livro A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega, de Martha Nussbaum. O objetivo é investigar se (e como) Aristóteles, principalmente em sua Ética a Nicômaco, prossegue com as reflexões da tragédia grega sobre a vulnerabilidade humana à fortuna, ou melhor, sobre a fragilidade da virtude e da felicidade humanas diante de situações e acontecimentos adversos e não-controlados.

As atividades são coordenadas pela professora de filosofia Ana Flaksman, no âmbito do projeto de extensão A Filosofia em diálogo com outros saberes. A organização é do Laboratório Polyphonía.

Os interessados em participar devem solicitar sua inscrição até 2 de setembro pelo e-mail anaflaksman@gmail.com.