código do Google analytics Grupo de Estudos de Filosofia e Tragédia Grega promove leitura de obras de Platão e Aristóteles — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Grupo de Estudos de Filosofia e Tragédia Grega promove leitura de obras de Platão e Aristóteles

Grupo de Estudos de Filosofia e Tragédia Grega promove leitura de obras de Platão e Aristóteles

por comunicacao — publicado 12/03/2019 15h10, última modificação 12/03/2019 15h32
Encontros acontecerão às quintas-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), com início em 28 de março

O Grupo de Estudos de Filosofia e Tragédia Grega promoverá, no primeiro semestre de 2019, uma atividade de leitura e discussão do diálogo platônico Fedro, do livro Ética a Nicômaco e de trechos de outras obras de Aristóteles, em encontros semanais abertos a estudantes e demais interessados.

O objetivo central será analisar se (e como) Platão e Aristóteles prosseguem com as reflexões da tragédia grega sobre a vulnerabilidade humana à fortuna, ou sobre a fragilidade da virtude e da felicidade humanas diante das situações e acontecimentos não controlados. Os textos serão debatidos sobretudo à luz do livro A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega, de Martha Nussbaum.

A atividade é coordenada pela professora Ana Flaksman, da Faculdade de Filosofia, e está inserida no projeto de extensão “A Filosofia em diálogo com outros saberes”.

Os encontros do grupo acontecerão às quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala 318 do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), com início em 28 de março. Os interessados em participar devem solicitar sua inscrição até 26 de março, pelo e-mail anaflaksman@gmail.com.

Certificados serão concedidos a quem frequentar 75% (ou mais) dos encontros. Estudantes de graduação da UNIRIO poderão registrar a atividade no histórico escolar como atividade complementar, com carga horária total de 30h/a.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio