código do Google analytics Grupo de Bioinformática da UNIRIO publica artigo em revista internacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Grupo de Bioinformática da UNIRIO publica artigo em revista internacional

Grupo de Bioinformática da UNIRIO publica artigo em revista internacional

por Comso publicado 25/09/2018 16h00, última modificação 27/09/2018 12h50

O Grupo de Bioinformática e Biologia Computacional do Instituto Biomédico publicou um artigo na edição de setembro da revista internacional Journal of Cellular Biochemistry. O trabalho faz uma análise do efeito das mutações do gene SOD3 na estrutura da proteína humana.

O artigo In silico analysis and molecular dynamics simulation of human superoxide dismutase 3 (SOD3) genetic variants reúne resultados dos projetos dos alunos orientados pela professora Joelma Freire de Mesquita, coordenadora do grupo: Aloma Nogueira Rebello da Silva (doutoranda PPGNEURO/UNIRIO), Gabriel Rodrigues Coutinho Pereira (mestrando PPGBMC/UNIRIO) e Sara Santana do Nascimento (graduanda Biomedicina/UNIRIO). As análises foram disponibilizadas no banco de dados on-line SNPMOL, desenvolvido pelo Grupo para acesso gratuito e irrestrito.

A proteína SOD3 é uma enzima antioxidante chave no retardo dos efeitos do envelhecimento. Terapias para o envelhecimento são ainda um desafio não só no Brasil como no mundo. Conhecer as bases moleculares do envelhecimento é estratégico por fornecer dados para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças associadas ao envelhecimento.

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio