código do Google analytics Grupo Consultivo Covid-19 atualiza recomendações para a comunidade da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Grupo Consultivo Covid-19 atualiza recomendações para a comunidade da UNIRIO

Grupo Consultivo Covid-19 atualiza recomendações para a comunidade da UNIRIO

por Comunicação publicado 16/05/2022 16h05, última modificação 16/05/2022 16h17
Considerando o aumento de casos da doença no Rio de Janeiro, torna-se necessária a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços da Universidade, abertos ou fechados

O Grupo Consultivo Covid-19 da UNIRIO apresentou à Reitoria novas recomendações referentes a condutas de segurança relacionadas à Covid-19, devido ao aumento de casos da doença no Estado do Rio de Janeiro.

A primeira nota de recomendação indica que se torna necessária a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços da Universidade, abertos ou fechados, até disposições em contrário emitidas por grupos consultivos específicos.

A segunda nota de recomendação orienta sobre o acompanhamento de casos positivos. Em caso de sintomas sugestivos de infecção pelo coronavírus, o servidor, empregado público ou colaborador, ou estudante deverá iniciar isolamento imediato e procurar a unidade básica de saúde mais próxima para testagem.

No caso de resultado positivo, o isolamento domiciliar deverá ser feito por 10 dias, a partir do início dos sintomas. O retorno presencial às atividades está condicionado à ausência de febre nas últimas 24 horas e melhora dos sintomas.

No caso do resultado negativo, as atividades poderão ser realizadas respeitando as ações mais atuais apontadas pelo grupo consultivo. Indivíduos contactantes de casos confirmados devem permanecer sob vigilância (não afastamento) de sintomas por 14 dias, procedendo-se com a testagem, caso se tornem sintomáticos.

O grupo reforça que todos os docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação e colaboradores devem estar imunizados contra a Covid-19, tendo completado o esquema vacinal.