código do Google analytics Graduados em Ciências Ambientais da UNIRIO podem se credenciar no Conselho Regional de Química (CRQ III) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Graduados em Ciências Ambientais da UNIRIO podem se credenciar no Conselho Regional de Química (CRQ III)

por comunicacao — publicado 22/10/2015 16h35, última modificação 23/10/2015 08h12
Com o reconhecimento da entidade, os cientistas ambientais formados pela Universidade podem agora ser responsáveis por atividades como perícia ambiental, estudos e laudos de análise de impacto ambiental

No início do mês de outubro, o Conselho Federal de Química decidiu autorizar o credenciamento de egressos da graduação em Ciências Ambientais da UNIRIO em sua seção regional do Rio de Janeiro (CRQ III). Com isso, os profissionais de Ciências Ambientais formados pela Universidade podem agora ser responsáveis por atividades como perícia ambiental, estudos e laudos de análise de impacto ambiental, entre outras.

Ainda não existe no Brasil um conselho próprio para a área de Ciências Ambientais, embora o curso seja oferecido por 11 universidades do país. De acordo com o coordenador do Bacharelado em Ciências Ambientais da UNIRIO, Carlos Augusto Assumpção de Figueiredo, várias funções precisam da chancela de um conselho profissional para que possam ser lideradas pelo cientista ambiental.

“Com o registro no Conselho Regional de Química, esses profissionais poderão, por exemplo, assinar anotações de responsabilidade técnica, atividade muito comum na área”, observa o coordenador.

A medida permite também ao egresso da UNIRIO vistoriar, emitir relatórios, pareceres periciais, laudos técnicos, e realizar serviços técnicos relacionados com as atividades tecnológicas concernentes às áreas Sanitária, Meio Ambiente e Recursos Naturais; coordenar, orientar, supervisionar, dirigir e assumir a responsabilidade técnica das atividades envolvidas nos processos de Gestão Ambiental, Gerenciamento Ambiental e suas respectivas técnicas; exercer o magistério na Educação de Nível Superior e de Nível Médio, respeitada a legislação específica, e participar do desenvolvimento de pesquisas e extensão, sendo as atividades exercidas nas áreas Sanitária, Meio Ambiente e Recursos Naturais; efetuar a inspeção das atividades, zelando pelo cumprimento das normas sanitárias e ambientais dos padrões de qualidade.

A relação de documentos necessários ao registro no CRQ III está disponível no seguinte link: http://www.crq3.org.br/registro-profissional.

Sobre o curso

O Bacharelado em Ciências Ambientais da UNIRIO já tem quatro turmas formadas, com cerca de 50 egressos. A proposta do curso é formar profissionais caracterizados pelo domínio dos conhecimentos técnicos e científicos, além da habilidade de analisar, decidir, planejar e avaliar as situações que se apresentam durante o exercício do seu ofício. Estes profissionais devem estar plenamente capacitados a integrar equipes multidisciplinares na busca de diagnósticos e soluções para os diversos problemas ambientais.

O bacharel em Ciências Ambientais pode atuar em instituições de pesquisa e em empresas privadas ou órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. Entre suas atribuições está o planejamento, a implantação e a execução de projetos ambientais produtivos, de serviços e de proteção, com o objetivo de combater problemas de deterioração ambiental e instituir medidas de salvaguarda da qualidade do ambiente, priorizando a sustentabilidade e o compromisso ético com a sociedade. (Daniela Oliveira/Comso)