código do Google analytics Gestão da UNIRIO apresenta orientações e informações sobre atividades acadêmicas e administrativas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da UNIRIO apresenta orientações e informações sobre atividades acadêmicas e administrativas

por Comunicação publicado 23/07/2020 10h21, última modificação 24/07/2020 10h06
Material serviu como base para o plano de continuidade que será apresentado em sessão conjunta dos Conselhos Superiores

O grupo gestor da UNIRIO disponibilizou alguns documentos com orientações e informações que têm subsidiado as ações já adotadas e outras programadas para este período de suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais na Universidade.

O material serviu, em conjunto com outros suportes, como base para o plano de continuidade que será apresentado em sessão conjunta dos Conselhos Superiores, no próximo dia 29 de julho. A apresentação do plano atende a demanda apresentada pelo Consepe à gestão, e a proposta considera as recomendações dos Grupos de Trabalho (GT) "Reordenamento Social", "Acadêmicas e Pedagógicas", e "Governança".

Os documentos disponibilizados previamente pela gestão incluem: ações programadas em tecnologia para ensino e trabalho remoto; análises da enquete referente às condições para ensino remoto na UNIRIO; e orientações gerais para atividades acadêmicas sob forma remota.

Confira cada um dos documentos:

- Ações programadas em tecnologia para ensino e trabalho remoto

Relaciona as ações empreendidas para garantir as atividades que serão desenvolvidas durante o período de vigência do Calendário Emergencial. Entre elas está a participação em pregão voltado à contratação de serviço de acesso à internet móvel para discentes.

- Orientações gerais para atividades acadêmicas sob forma remota

Indicam as condições já disponibilizadas para viabilizar o desenvolvimento das atividades acadêmicas sob forma remota. O texto aborda questões referentes ao ambiente e a plataformas de webconferência, e aponta possibilidades para ações futuras.

- Análise da enquete referente às condições para ensino remoto na UNIRIO
- Relatório sobre a enquete de ensino remoto na UNIRIO

Apesar de não atingir grupos com maior dificuldade de acesso ou com vínculo fragilizado com a Universidade, a enquete obteve retorno de 50% da comunidade da UNIRIO. Do universo consultado, apenas uma pequena parcela relatou dificuldades de acesso a equipamentos e/ou à internet. Ansiedade e medo frente à pandemia, além de questões de saúde mental, revelaram ser os principais bloqueios a um possível início das atividades remotas na Universidade.

- Condições de biossegurança e organizacionais para atividades presenciais da UNIRIO

Indica condições primárias para o estabelecimento de um retorno seguro, privilegiando o trabalho remoto dos trabalhadores da UNIRIO, até que perdure a Declaração Pública de Pandemia pelo Ministério da Saúde.