código do Google analytics Gestão da UNIRIO apresenta orientações e informações sobre atividades acadêmicas e administrativas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da UNIRIO apresenta orientações e informações sobre atividades acadêmicas e administrativas

Gestão da UNIRIO apresenta orientações e informações sobre atividades acadêmicas e administrativas

por Comunicação publicado 23/07/2020 10h21, última modificação 24/07/2020 10h06
Material serviu como base para o plano de continuidade que será apresentado em sessão conjunta dos Conselhos Superiores

O grupo gestor da UNIRIO disponibilizou alguns documentos com orientações e informações que têm subsidiado as ações já adotadas e outras programadas para este período de suspensão do calendário acadêmico e das atividades presenciais na Universidade.

O material serviu, em conjunto com outros suportes, como base para o plano de continuidade que será apresentado em sessão conjunta dos Conselhos Superiores, no próximo dia 29 de julho. A apresentação do plano atende a demanda apresentada pelo Consepe à gestão, e a proposta considera as recomendações dos Grupos de Trabalho (GT) "Reordenamento Social", "Acadêmicas e Pedagógicas", e "Governança".

Os documentos disponibilizados previamente pela gestão incluem: ações programadas em tecnologia para ensino e trabalho remoto; análises da enquete referente às condições para ensino remoto na UNIRIO; e orientações gerais para atividades acadêmicas sob forma remota.

Confira cada um dos documentos:

- Ações programadas em tecnologia para ensino e trabalho remoto

Relaciona as ações empreendidas para garantir as atividades que serão desenvolvidas durante o período de vigência do Calendário Emergencial. Entre elas está a participação em pregão voltado à contratação de serviço de acesso à internet móvel para discentes.

- Orientações gerais para atividades acadêmicas sob forma remota

Indicam as condições já disponibilizadas para viabilizar o desenvolvimento das atividades acadêmicas sob forma remota. O texto aborda questões referentes ao ambiente e a plataformas de webconferência, e aponta possibilidades para ações futuras.

- Análise da enquete referente às condições para ensino remoto na UNIRIO
- Relatório sobre a enquete de ensino remoto na UNIRIO

Apesar de não atingir grupos com maior dificuldade de acesso ou com vínculo fragilizado com a Universidade, a enquete obteve retorno de 50% da comunidade da UNIRIO. Do universo consultado, apenas uma pequena parcela relatou dificuldades de acesso a equipamentos e/ou à internet. Ansiedade e medo frente à pandemia, além de questões de saúde mental, revelaram ser os principais bloqueios a um possível início das atividades remotas na Universidade.

- Condições de biossegurança e organizacionais para atividades presenciais da UNIRIO

Indica condições primárias para o estabelecimento de um retorno seguro, privilegiando o trabalho remoto dos trabalhadores da UNIRIO, até que perdure a Declaração Pública de Pandemia pelo Ministério da Saúde.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio