código do Google analytics Gato preto dá azar? — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Gato preto dá azar?

Gato preto dá azar?

por comunicacao — publicado 17/06/2016 15h45, última modificação 20/06/2016 07h20
Zoologia cultural será tema de colóquio no mês de setembro; prazo para envio de trabalhos se encerra em agosto

Por que sentimos medo de baratas? De onde vem a crença popular de que gato preto dá azar? De que maneira os animais influenciam nossa visão de mundo e a forma como nos expressamos? Zoologia cultural é o nome dado ao campo de estudos que aborda a presença de elementos animais nas diferentes manifestações da cultura.

Nos últimos anos a UNIRIO vem assumindo papel de destaque na área, com as pesquisas desenvolvidas pelo professor Elidiomar Ribeiro e sua equipe no Instituto de Biociências (Ibio). No mês de setembro o tema estará em destaque com a realização do I Colóquio de Zoologia Cultural da Universidade. A programação inclui palestras com professores de escolas e universidades sobre a inserção de ícones da cultura pop em aulas de biologia, a utilização de animais em símbolos de clubes de futebol e a representação de insetos como personagens de games, entre outros assuntos.

Organizador do evento, Elidiomar aponta a aplicação didática desse tipo de pesquisa. Segundo ele, a introdução de elementos culturais em sala de aula – especialmente aqueles presentes no cotidiano do aluno – contribui para despertar o interesse e a atenção dos estudantes. “O conteúdo pode ser passado de forma mais dinâmica, interativa e lúdica”, ressalta, observando que o método pode ser empregado tanto no ensino básico quanto no superior.

Além disso, a zoologia cultural também parece ter muito a contribuir para a divulgação científica. “É fundamental que a ciência como um todo seja acessível à população leiga – e uma forma de se fazer isso é por meio da utilização de elementos culturais, que são bem conhecidos e queridos por parte do público em geral”, destaca o professor. Para ele, o apelo pop se presta, ainda, a atrair simpatia pública para a causa ecológica. “Em termos de conservação da fauna e dos recursos naturais, uma das máximas é que só se preserva aquilo que se conhece. Posto de outra forma, a gente só se interessa pela preservação daquilo que é próximo de nós”.

O I Colóquio de Zoologia Cultural acontece no dia 8 de setembro, a partir das 10h, no Auditório Tércio Pacitti. As inscrições estão abertas até o dia do evento, ou até que seja atingido o limite de 120 participantes. Já o período para envio de trabalhos se encerra no dia 8 de agosto. Confira as regras para inscrição e submissão de trabalhos.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.

O Auditório Tércio Pacitti se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

Leia mais sobre Zoologia Cultural.