código do Google analytics Fórum de Psicanálise e Cinema exibe ‘A família Bélier’ nesta sexta-feira, dia 29 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema exibe ‘A família Bélier’ nesta sexta-feira, dia 29

Fórum de Psicanálise e Cinema exibe ‘A família Bélier’ nesta sexta-feira, dia 29

por comunicacao — publicado 29/09/2017 07h10, última modificação 29/09/2017 10h25
Após a sessão, haverá um debate com a participação da professora Ana Lúcia de Castro, idealizadora do Projeto, e com o psicanalista Neilton Silva

  “Paula é uma adolescente que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas sua família tem algo diferente: seus pais e seu irmão são surdos e é ela quem administra a fazenda e traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, porém, ela descobre ter o talento para o canto e que pode integrar uma escola prestigiosa em Paris. Agora, a menina precisa fazer uma escolha que a distanciará da família e a forçará a crescer.”

 Essa é a sinopse do filme A família Bélier, dirigido por Eric Lartigau e com roteiro de Victoria Bebos, que será exibido pelo Fórum de Psicanálise e Cinema nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, às 18h, no Auditório Vera Janacopulos. Após a sessão, haverá um debate com a participação da professora Ana Lúcia de Castro, idealizadora do Projeto, e com o psicanalista Neilton Silva. A entrada é franca.

 O Auditório Vera Janacopulos localiza-se na Av. Pasteur, 296, Urca. Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.

Sobre o Fórum

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira do mês, exceto em caso de feriados.

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio