código do Google analytics Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’ — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’

Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’

por comunicacao — publicado 22/11/2016 08h35, última modificação 22/11/2016 11h03
Sessão será realizada na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 18h, no auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria.

A próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, será a última sessão do ano do Fórum de Psicanálise e Cinema. Para fechar com chave de ouro a programação do evento, será apresentado O Visitante, de Tom McCarthy. A exibição do filme, que começa às 18h no auditório Vera Janacopulos, será seguida de análise e debate. 

Reconhecido em diversos festivais internacionais, o longa-metragem tangencia o estado paranoico do pós-11 de setembro e vai além das questões políticas ou da discussão étnico-cultural. Emocionante, sem ser dramático, O Visitante acompanha como a relação de Walter –  vivido pelo premiado Richard Jenkins –, com seus inquilinos, transforma completamente sua vida monótona e vazia. Também faz parte do elenco a atriz árabe-israelense Hiam Abbass, conhecida no Brasil por Lemon Tree

Após a exibição, haverá uma análise psicanalítica do filme, realizada pelo psicanalista Neilton Silva, e uma análise cultural, comandada pela professora da UNIRIO Ana Lúcia Castro. A entrada é franca.

O Fórum de Psicanálise e Cinema retornará as atividades em março de 2017. Mais informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com

O auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296 – Urca.

O projeto 

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes. 

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio