Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta produção espanhola ‘Pelos meus olhos’

Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta produção espanhola ‘Pelos meus olhos’

por Comunicacao UNIRIO publicado 22/06/2016 10h59, última modificação 22/06/2016 10h59

A edição de junho do Fórum de Psicanálise e Cinema traz nesta sexta-feira, dia 24, o filme espanhol Pelos meus olhos (2003), da diretora Icíar Bollaín. A sessão terá início às 18h, no Auditório Vera Janacopulos, e será seguida por debate com a professora Ana Lúcia de Castro, da Escola de Museologia, e com os psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zuzman.

O filme retrata a vida de Pillar, que, após anos de maus tratos, foge de casa levando o filho e alguns pertences, e pede abrigo na casa da irmã. Apavorada pela possibilidade de o marido procurá-la, ela resolve começar a trabalhar em uma loja de um museu, experiência que contribui para a superação da dor conjugal.

O Auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296, Urca. A entrada é franca.

Sobre o fórum:

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Acesso a Informação Capes CNPQ