código do Google analytics Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta produção espanhola ‘Pelos meus olhos’ — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta produção espanhola ‘Pelos meus olhos’

Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta produção espanhola ‘Pelos meus olhos’

por comunicacao — publicado 22/06/2016 10h59, última modificação 22/06/2016 10h59
Exibição, seguida de debate, será nesta sexta-feira, 24 de junho

A edição de junho do Fórum de Psicanálise e Cinema traz nesta sexta-feira, dia 24, o filme espanhol Pelos meus olhos (2003), da diretora Icíar Bollaín. A sessão terá início às 18h, no Auditório Vera Janacopulos, e será seguida por debate com a professora Ana Lúcia de Castro, da Escola de Museologia, e com os psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zuzman.

O filme retrata a vida de Pillar, que, após anos de maus tratos, foge de casa levando o filho e alguns pertences, e pede abrigo na casa da irmã. Apavorada pela possibilidade de o marido procurá-la, ela resolve começar a trabalhar em uma loja de um museu, experiência que contribui para a superação da dor conjugal.

O Auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296, Urca. A entrada é franca.

Sobre o fórum:

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio