Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta o filme ‘A Experiência’

Fórum de Psicanálise e Cinema apresenta o filme ‘A Experiência’

por Comunicacao UNIRIO publicado 26/04/2016 08h55, última modificação 26/04/2016 11h26

O filme alemão A Experiência será exibido nesta sexta-feira, dia 29, às 18h, no auditório  Vera Janacopulos. A atração é promovida pelo Fórum de Psicanálise e Cinema. Após a sessão, haverá um debate com a participação da professora Ana Lúcia de Castro e dos psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zusman. Entrada Franca.

Sobre o Filme:

Com direção de Oliver Hirschbiegel e roteiro de Mario Giordano, o filme é baseado em fatos reais ocorridos na Universidade de Standford, em 1977.

A partir de uma perspectiva de psicologia social, o filme relata a história de vinte homens que são selecionados para participarem de uma experiência inédita por 15 dias, com o objetivo de investigar o comportamento humano transgressor e agressivo em uma prisão simulada, mediante um valor monetário atraente. Oito deles atuam como "guardas" e doze como "prisioneiros". Com o passar dos dias, o ambiente fica cada vez mais agressivo e sem controle.

Uma oportunidade significativa de se entender como o indivíduo se transfigura em grupo, ativado por estímulos com os quais ele não convive em seu cotidiano.

ANÁLISE CULTURAL: PROFA. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO

ANÁLISES PSICANALÍTCAS: DR. NEILTON SILVA E DR. WALDEMAR ZUSMAN

Mais informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.

O auditório Vera Janacopulos  localiza-se na Av. Pasteur, 296, Urca.

Sobre o Fórum:

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira do mês, exceto em caso de feriados.

 


Acesso a Informação Capes CNPQ