código do Google analytics Filme ‘Kbela’ será exibido nesta quinta-feira no CCH — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Filme ‘Kbela’ será exibido nesta quinta-feira no CCH

Filme ‘Kbela’ será exibido nesta quinta-feira no CCH

por comunicacao — publicado 26/04/2016 16h30, última modificação 26/04/2016 17h01
Curta-metragem provoca reflexão sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea

Ser mulher e tornar-se negra. Esse é o mote do filme Kbela (Yasmin Thayná, 2015), que será exibido nesta quinta-feira, dia 28, às 19h, no Auditório Paulo Freire. Dirigido e roteirizado por uma estudante de Comunicação Social, o curta provoca reflexão sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea. A sessão será seguida de debate.

Desde seu lançamento, em setembro do ano passado, Kbela tem feito sucesso de crítica e público, tendo sido exibido em mostras e festivais Brasil afora. O roteiro se baseia no conto MC K_bela, escrito pela diretora em 2013, que narra a história de uma menina negra, moradora da Baixada Fluminense, que havia passado por um processo de embranquecimento ao longo da vida, mas decidiu se libertar, deixando o cabelo natural crescer livre de interferências químicas. Assista ao teaser do filme.

A jornalista e diretora de comunicação do filme, Silvana Bahia, participará do debate, que será mediado pela mestranda em Educação da UNIRIO Thamyres Dalethese. Também estarão presentes a professora da Escola de Serviço Social Terezinha Martins, a técnica em assuntos educacionais do Centro de Letras e Artes (CLA) Mariana Gesteira e a aluna do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) Jessica Alves.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia (Negrem), pela Rede AfrUnirio, pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular da UNIRIO, pelo grupo de pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação e pelo Cine CCH.

O Auditório Paulo Freire se localiza no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), situado na Av. Pasteur, 458, Urca.

registrado em: Cine CCH, CCH