código do Google analytics Exposição sobre o Museu Nacional se encerra na próxima segunda-feira, dia 10 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Exposição sobre o Museu Nacional se encerra na próxima segunda-feira, dia 10

Exposição sobre o Museu Nacional se encerra na próxima segunda-feira, dia 10

por comunicacao — publicado 06/06/2019 16h00, última modificação 06/06/2019 16h00
Mostra aborda aspectos históricos do Museu, e sua importância na produção e divulgação científica brasileira

Encerra-se na próxima segunda-feira, dia 10, a Exposição Curricular 2019.1 "Museu Nacional: O Museu que vive em nós", organizada pelos estudantes do sétimo período do curso de Museologia (turno integral) da UNIRIO.

A mostra é inteiramente dedicada à trajetória do Museu Nacional, abordando aspectos históricos da instituição, sua importância na produção e divulgação científica brasileira. Também serão destacadas sua relação com o imaginário coletivo e suas importantes lutas enquanto instituição museológica.

Segundo os organizadores, o foco da exposição não está nos objetos, mas nas memórias afetivas dos visitantes. Alguns materiais são de coleções dos próprios alunos e professores, outros são reproduções fotográficas de documentos, jornais, pinturas que retratam os vários momentos arquitetônicos do Palácio de São Cristóvão, imagens do acervo, e também objetos do Instituto de Biociências da UNIRIO (do Herbário e do Departamento de Zoologia). A mostra conta também com peças do acervo da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, que são utilizadas nas atividades educativas.

A mostra está em cartaz no Espaço Cultural do CCH (Av. Pasteur, 458, Urca). A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Sobre a exposição

A Exposição Curricular tem a curadoria dos alunos da turma do sétimo período do curso de Museologia, turno Integral. O trabalho é produto da disciplina Museologia e Comunicação IV, ministrada pelos professores Anaildo Baraçal, Julia Moraes e Helena Uzeda, em conjunto com a disciplina Museologia VI, lecionada pela docente Andréa Costa.

Sobre o Museu Nacional

Criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818, o Museu Nacional serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país. Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o museu tem perfil acadêmico e científico. Suas exposições resultam da história da instituição e da excelência de suas atividades de pesquisa e ensino, cumprindo a finalidade de produção e disseminação do conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas.

Em setembro de 2018, o Museu foi atingido por um incêndio de grandes proporções e teve destruída parte do acervo da instituição, que era composto por cerca de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros.

Saiba mais em http://www.museunacional.ufrj.br/index.html.