código do Google analytics Ex-aluna da UNIRIO será a primeira brasileira em congresso na Polônia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Ex-aluna da UNIRIO será a primeira brasileira em congresso na Polônia

Ex-aluna da UNIRIO será a primeira brasileira em congresso na Polônia

por comunicacao — publicado 24/04/2019 17h05, última modificação 25/04/2019 09h45
Egressa do Doutorado em Música, a pianista Semitha Cevallos apresentará o tema da sua tese, que compara o Festival de Outono de Varsóvia ao Festival da Guanabara, no Rio de Janeiro

Ex-aluna do curso de Doutorado em Música da UNIRIO, a pianista Semitha Cevallos será a primeira brasileira a participar do 48º Congresso de Musicologia da União dos Compositores Poloneses, que será realizado em Lagów Lubulski, do dia 5 ao dia 7 de setembro deste ano.

Com uma apresentação intitulada Polônia e Brasil: surpreendentes caminhos da música contemporânea, Semitha tratará sobre o seu tema de doutorado, que analisou e comparou edições do Festival Outono de Varsóvia e do Festival da Guanabara, no Rio de Janeiro, dentro do contexto histórico da Guerra Fria e do momento político de cada país.

A União dos Compositores Poloneses, fundada em 1925, é um dos pilares da cultura polonesa. É responsável pela organização do Outono de Varsóvia, um dos mais importantes festivais de música contemporânea do mundo. O festival teve sua primeira edição em 1956 e acontece anualmente até os dias de hoje, tendo revelado ao mundo compositores como Krzysztof Penderecki, Witold Lutosławski, Grażyna Bacewicz, Henryk Mikołaj Górecki e Tadeusz Baird.

Dentro da União dos Compositores Poloneses está a Divisão dos Musicólogos, criada em 1948. Os objetivos da Divisão são documentar, pesquisar e divulgar temas referentes à música polonesa de concerto, através da revista anual Polski Rocznik Muzykologiczny (Anuário Polonês de Musicologia), em polonês, e do Musicology Today (Musicologia Hoje), em inglês.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio