código do Google analytics Evento no HUGG celebra Semana de Enfermagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Evento no HUGG celebra Semana de Enfermagem

Evento no HUGG celebra Semana de Enfermagem

por comunicacao — publicado 28/05/2019 18h10, última modificação 29/05/2019 15h44
Intitulado 'Promovendo a Reflexão Acerca da Enfermagem que Queremos Ser', evento contou com a presença de membros da direção da EEAP

“Sozinho é dificílimo fazer qualquer coisa. Vamos abrir nossas mentes, buscar ajuda quando for preciso e fortalecer as práticas da nossa profissão, que é belíssima, muito necessária e feita por nós. Juntos podemos trabalhar e avançar.”

A frase, proferida pela diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Sônia Regina de Souza, foi a tônica que norteou a comemoração da Semana Brasileira de Enfermagem do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), no último dia 28. Participaram também da mesa de abertura a Chefe da Divisão de Enfermagem, Sandra Rocha, e o Gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Portari.

Sob o tema “ Promovendo a Reflexão Acerca da Enfermagem que Queremos Ser”, os participantes enalteceram o prestigioso, e essencial, papel dos profissionais da área para a sociedade, sempre se doando em prol do cumprimento de suas atribuições. Deixando, inclusive, o tempo dedicado aos afazeres pessoais para cuidar daqueles que necessitam.

“Apesar de sua grande importância, boa parte da população não entende a função dos enfermeiros. Infelizmente, essa falta de conhecimento também atinge a própria categoria, por isso a necessidade de refletirmos quem somos, o que queremos e onde desejamos chegar”, informou a coordenadora de atividades do setor de Educação Permanente, Maria Helena Amaral.

E não existe maneira melhor de construir esse saber do que em conjunto, de acordo com Pedro Portari: “Eu sou médico-cirurgião, mas a qualidade de um hospital se mede pela qualidade dos cuidados e dos processos que existem dentro desse espaço. É histórico que esses processos de qualidade em saúde remontam à atividade de enfermagem, há mais de 200 anos. Esse cuidar tem excelência, pois os nossos profissionais são excelentes. Em boa parte, pela parceria entre a EEAP e a equipe de enfermagem, que hoje formam um corpo indissociável. É muito bom termos um hospital universitário que é abraçado pelas escolas da universidade. Isso realmente traduz a questão da interdisciplinaridade aqui dentro. Juntos somos melhores, de verdade”.

A parceria também foi ressaltada por Sandra Rocha: “Estar com a faculdade aqui dentro conosco é importantíssimo. Serve tanto para motivar a nossa equipe ao se deparar com um aluno e sua curiosidade, que nos impulsiona a pesquisar a curiosidade desse aluno, tornando o crescimento agradável, quanto para os discentes que podem pôr em prática os ensinamentos que recebem na sala”.

Sobre a Semana de Enfermagem

A semana, que no país é comemorada há 80 anos, foi oficialmente instituída em alusão ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica pioneira no tratamento a feridos de guerra durante a Guerra da Criméia, no dia 12 de maio, e terminou no dia 21, data do falecimento de Anna Nery, precursora da enfermagem brasileira.

No HUGG, o evento foi organizado pelas enfermeiras da Educação Permanente, em parceria com a Divisão de Enfermagem, e contou com palestras, relatos de experiências e apresentações da produção científica e dos Procedimentos Operacionais Padrão (Pops) da equipe de Enfermagem do hospital.

(Informações de Felipe Monteiro, da Assessoria de Comunicação do HUGG)