código do Google analytics Evento no HUGG celebra Semana de Enfermagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Evento no HUGG celebra Semana de Enfermagem

Evento no HUGG celebra Semana de Enfermagem

por comunicacao — publicado 28/05/2019 18h10, última modificação 29/05/2019 15h44
Intitulado 'Promovendo a Reflexão Acerca da Enfermagem que Queremos Ser', evento contou com a presença de membros da direção da EEAP

“Sozinho é dificílimo fazer qualquer coisa. Vamos abrir nossas mentes, buscar ajuda quando for preciso e fortalecer as práticas da nossa profissão, que é belíssima, muito necessária e feita por nós. Juntos podemos trabalhar e avançar.”

A frase, proferida pela diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Sônia Regina de Souza, foi a tônica que norteou a comemoração da Semana Brasileira de Enfermagem do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), no último dia 28. Participaram também da mesa de abertura a Chefe da Divisão de Enfermagem, Sandra Rocha, e o Gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Portari.

Sob o tema “ Promovendo a Reflexão Acerca da Enfermagem que Queremos Ser”, os participantes enalteceram o prestigioso, e essencial, papel dos profissionais da área para a sociedade, sempre se doando em prol do cumprimento de suas atribuições. Deixando, inclusive, o tempo dedicado aos afazeres pessoais para cuidar daqueles que necessitam.

“Apesar de sua grande importância, boa parte da população não entende a função dos enfermeiros. Infelizmente, essa falta de conhecimento também atinge a própria categoria, por isso a necessidade de refletirmos quem somos, o que queremos e onde desejamos chegar”, informou a coordenadora de atividades do setor de Educação Permanente, Maria Helena Amaral.

E não existe maneira melhor de construir esse saber do que em conjunto, de acordo com Pedro Portari: “Eu sou médico-cirurgião, mas a qualidade de um hospital se mede pela qualidade dos cuidados e dos processos que existem dentro desse espaço. É histórico que esses processos de qualidade em saúde remontam à atividade de enfermagem, há mais de 200 anos. Esse cuidar tem excelência, pois os nossos profissionais são excelentes. Em boa parte, pela parceria entre a EEAP e a equipe de enfermagem, que hoje formam um corpo indissociável. É muito bom termos um hospital universitário que é abraçado pelas escolas da universidade. Isso realmente traduz a questão da interdisciplinaridade aqui dentro. Juntos somos melhores, de verdade”.

A parceria também foi ressaltada por Sandra Rocha: “Estar com a faculdade aqui dentro conosco é importantíssimo. Serve tanto para motivar a nossa equipe ao se deparar com um aluno e sua curiosidade, que nos impulsiona a pesquisar a curiosidade desse aluno, tornando o crescimento agradável, quanto para os discentes que podem pôr em prática os ensinamentos que recebem na sala”.

Sobre a Semana de Enfermagem

A semana, que no país é comemorada há 80 anos, foi oficialmente instituída em alusão ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira britânica pioneira no tratamento a feridos de guerra durante a Guerra da Criméia, no dia 12 de maio, e terminou no dia 21, data do falecimento de Anna Nery, precursora da enfermagem brasileira.

No HUGG, o evento foi organizado pelas enfermeiras da Educação Permanente, em parceria com a Divisão de Enfermagem, e contou com palestras, relatos de experiências e apresentações da produção científica e dos Procedimentos Operacionais Padrão (Pops) da equipe de Enfermagem do hospital.

(Informações de Felipe Monteiro, da Assessoria de Comunicação do HUGG)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio