código do Google analytics Evento debate pesquisas e práticas sobre mídias e educação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Evento debate pesquisas e práticas sobre mídias e educação

Evento debate pesquisas e práticas sobre mídias e educação

por comunicacao — publicado 21/07/2016 16h00, última modificação 21/07/2016 16h46
Mesas-redondas, debates e oficina fazem parte da atividade promovida na próxima semana pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pela Escola de Educação da UNIRIO

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação (Cace), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), e a Escola de Educação da UNIRIO promovem o evento Pesquisas e Práticas sobre Mídias e Educação entre os dias 25 e 27 de julho.  A atividade, que tem participação gratuita, contará com mesas-redondas, debates e uma oficina sobre temas relacionados ao audiovisual e sua influência na área educativa.

Facebook, Youtube e Ocupação: Provocações à Escola é o tema da mesa de abertura, que acontece no dia 25, das 14h às 18h, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET). Coordenada pela professora do PPGEDU Adriana Hoffmann, a mesa pretende discutir como as práticas nas redes sociais e nas ocupações nas escolas estão trazendo reflexões e possíveis mudanças para a educação. Participarão do debate Rosemary dos Santos, professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias; Lara Sayão, professora de Filosofia do Colégio Estadual D. Pedro II – Petrópolis e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Liliana Secron, professora de Língua Portuguesa e Sala de Leitura do município e do estado do Rio; Giovanni Tramontin, produtor do canal do Youtube Hoxton Gamer; e Larissa Mendes, aluna de escola ocupada. 

Em seguida, das 18h30 às 21h, é a vez do debate Quadrinhos e Cinema, coordenado por Erika Lourenço, professora do Colégio Pedro II e mestranda da UNIRIO. Os convidados Andréia Fernandes, estudante da Escola de Comunicação da UFRJ e voluntária na Semana Internacional de Quadrinho (SIQ), e Henrique Granado, criador do portal Abacaxi Voador, Diretor Executivo da Nerdwear e Vice-Presidente do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, vão abordar as adaptações para cinema e televisão das histórias em quadrinhos e os reflexos desse movimento. Para participar das mesas, não é necessária inscrição prévia. 

Já no dia 26, das 15h às 21h, na sala 201 do Prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), será realizada a Oficina de Contação de Histórias, ministrada por Daniela Fossaluza, coordenadora do grupo Costurando Histórias e mestranda da UNIRIO. Para fechar o evento, a mestranda da UNIRIO e professora de artes do município do Rio Jamila Guimarães faz a defesa pública de sua dissertação Professores de arte: formações e experiências com audiovisual  no dia 27, das 14h às 17h, na sala 201 do Prédio do CCH.

Para conferir a programação completa e para outras informações, confira a página do evento no Facebook.

O auditório Tércio Pacitti e o prédio do CCH ficam na Avenida Pasteur, 458, Urca.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio