código do Google analytics Estudantes apresentam trabalhos durante o 23º Encontro de Extensão e Cultura — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes apresentam trabalhos durante o 23º Encontro de Extensão e Cultura

Estudantes apresentam trabalhos durante o 23º Encontro de Extensão e Cultura

por comunicacao — publicado 18/10/2018 21h30, última modificação 22/10/2018 14h13
Entre os dias 16 e 18 de outubro, aconteceram mais de 230 apresentações nas modalidades oral, banner, roda de conversa e apresentação cultural

Ao longo da 16ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), que acontece até o dia 19 de outubro, coordenadores e discentes envolvidos com Projetos de diversas áreas tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos durante o 23º Encontro de Extensão e Cultura, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Entre os dias 16 e 18 de outubro, aconteceram mais de 230 apresentações nas modalidades oral, pôster (banner), roda de conversa e apresentação cultural. Cerca de 30 projetos de extensão (com temas variados: como sustentabilidade, inovação, direitos humanos, saúde) foram apresentados no formato de roda de conversa. De um modo descontraído, as atividades aconteceram em diversos espaços da Universidade, nos turnos da manhã e da tarde.

Redução das Desigualdades

Os estudantes que optaram pela modalidade banner, além de apresentarem os objetivos e a metodologia do Projeto, precisaram incluir no pôster a resposta para a pergunta: Como seu projeto busca contribuir para a redução das desigualdades ? Esse questionamento está relacionado com a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema Ciência para a Redução das Desigualdades

Para Mariana de Souza (curso de Enfermagem), a sua contribuição acontece durante os encontros com os idosos, que ela realiza quinzenalmente para trabalhar com arte terapia. Mariana participa do Projeto de extensão Depressão em idosos: desenvolvendo ações de saúde mental em um Centro Municipal de Saúde, desde o ano passado. “ Precisamos ter um olhar diferenciado para lidar com eles. É preciso perceber quando algum tipo de adoecimento mental está ocorrendo. Aprendo o tempo todo com eles. Muitos querem atenção e ser ouvidos", afirmou.

Da mesma opinião, o aluno Matheus Matias (5° período de Enfermagem), bolsista do Projeto Meio Ambiente, Sustentabilidade e Promoção de Saúde, acredita que ajudar no processo de conscientização de moradores da zona rural sobre a importância da relação entre saúde e meio ambiente é de suma importância. “Procuramos ensinar conceitos básicos sobre saúde, sustentabilidade e prevenção, mas, na verdade, o que ocorre  é uma troca de experiências. Estamos sempre aprendendo”, explicou.

Para o formando do curso de Licenciatura em Matemática, Helano Andrade, o objetivo é fazer com que estudantes do Ciclo básico aprendam a gostar de Matemática. Helano é integrante do Projeto Divulgando Jogos Matemáticos. “Temos um canal de vídeo onde apresentamos e ensinamos matemática de uma forma lúdica. Criamos jogos para que os estudantes possam perder o medo da Matemática.  É possível aprender e até gostar", declarou.

Sobre a SIA

A 16ª SIA acontece até a próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, e traz diversas atividades como apresentações orais e de pôsteres de estudantes, palestras, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. A SIA congrega a 12ª Semana de Ensino de Graduação, a 17ª Jornada de Iniciação Científica, o 23º Encontro de Extensão, a 4ª Jornada de Pós-Graduação, a 3ª Jornada de Educação a Distância e a 1ª Jornada de Inovação.

Saiba mais na página da Proexc .

Bolsista Mariana de Souza e a Professora Orientadora Rosane Melo (Curso de Enfermagem) - Foto: Comso