código do Google analytics Estudantes apresentam seus trabalhos na 1ª Jornada de Educação a Distância — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes apresentam seus trabalhos na 1ª Jornada de Educação a Distância

Estudantes apresentam seus trabalhos na 1ª Jornada de Educação a Distância

por comunicacao — publicado 21/10/2016 13h15, última modificação 24/10/2016 06h54
Atividade, que faz parte da programação da Semana de Integração Acadêmica, foi realizada nesta sexta-feira

Trinta e quatro bolsistas do Programa Território e Trabalho apresentaram seus projetos durante a 1ª Jornada de Educação a Distância (Jedi), realizada nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). O evento faz parte da programação da 14ª Semana de Integração Acadêmica.

Com o objetivo de estimular a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação a distância, a Jedi procura motivar também os alunos da modalidade presencial que desenvolvem atividades de pesquisa na área de Educação a Distância (EaD).

Márcio Berbat, professor da disciplina de Geografia da Educação, do polo Cantagalo, e coordenador do projeto Educação do Campo, destacou que “a EaD é mais uma oportunidade de a Universidade chegar aos alunos de outros municípios. No caso do nosso curso de Pedagogia, por exemplo, ela possibilita a formação de professores no âmbito da sua realidade”. O projeto, que conta com quatro bolsistas que moram em Cantagalo e em cidades vizinhas, como Cordeiro e Macuco, realiza o levantamento das escolas da região e busca entender como funciona a educação nas regiões rurais.

A coordenadora do curso de História, também do polo de Cantagalo, Cínthia Vieira, enfatizou a importância da Jornada. “A Jedi é fundamental para que os estudantes possam conhecer fisicamente a Universidade onde estudam. Tem muitos alunos aqui que nunca vieram à UNIRIO”, afirmou.  A professora também deu uma sugestão para os próximos eventos: “além da interação entre os discentes de diferentes polos, seria interessante que essa integração fosse expandida entre estudantes de um mesmo curso, como História, nas duas modalidades, presencial e a distância”.

Janaína Rodrigues da Silva, aluna do 7º período de Pedagogia do polo de Natividade, mostrou seu trabalho sobre a análise de produções textuais de crianças do Ensino Fundamental do município. Participando pela segunda vez da SIA, ela elogiou o evento como forma de interação entre discentes. “A gente conhece muita gente aqui e depois pode compartilhar essa experiência no nosso polo”, ressaltou.

Já o aluno do 2º período de História do polo Cantagalo, Arthur Noronha que apresentou o projeto Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo e a preservação e divulgação das fontes manuscritas do vale do paraíba fluminense, se disse feliz em visitar a UNIRIO e afirmou que vai levar essa experiência para sua vida profissional. “É gratificante expor o nosso trabalho e poder mostrar o que fazemos à comunidade acadêmica e também à sociedade cantagalense”, concluiu.

Bolsistas do projeto 'Educação do Campo' se apresentam durante a Jedi (Foto: Comso)