código do Google analytics Estudantes apresentam seus trabalhos na 13ª SIA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes apresentam seus trabalhos na 13ª SIA

Estudantes apresentam seus trabalhos na 13ª SIA

por comunicacao — publicado 21/10/2015 13h20, última modificação 23/10/2015 07h57
Bolsistas da ProExC e do Programa de Educação Tutorial/ Prograd, mostraram seus projetos e resultados nesta quarta-feira, dia 21

Estudantes de diversos cursos têm a oportunidade de apresentar seus projetos e resultados durante a 13ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). Pela Pró-reitoria de Extensão de Cultura (PROExC), a apresentação dos alunos está sendo realizada no auditório Vera Janacopulos  e no auditório do Instituto Biomédico.

Cláudia Aiub, pró-reitora de Extensão e Cultura, reforçou na manhã desta quarta-feira, dia 21, a importância das apresentações, que possibilitam que os alunos conheçam os projetos e troquem informações com os colegas e orientadores. “A ideia é que a gente tenha grupos cada vez mais fortes de atividades para poder atender melhor à comunidade”, completou.

A estudante de Biologia, Valesca Lobo, que apresentou o projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade, sob a orientação do professor César Luis Siqueira Junior, comparou as atividades desenvolvidas pelos bolsistas com uma forma de tirar a ciência do laboratório e levar para a sociedade, e finalizou: “é o reconhecimento do meu trabalho além da vida acadêmica”.

Os trabalhos de bolsistas da PROExC continuarão a ser apresentados até amanhã, dia 22. Veja a programação.

O auditório Vera Janacopolus  fica no campus da Reitoria, na Av. Pasteur, 286. Já o endereço do Auditório do Instituto Biomédico é Rua Frei Caneca, 94.

Apresentação de bolsistas PET/Prograd

A Pró-Reitoria de Graduação também está tendo uma programação intensa durante a SIA. Na manhã desta quarta-feira, foi a vez das apresentações dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), no auditório Tércio Pacitti. Formado por grupos tutoriais, o PET conta com atividades orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Sustentabilidade, educação, memória, música e saúde da população estavam entre os temas apresentados pelos estudantes. Bolsistas integrantes da Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU), por exemplo, apresentaram réplicas de instrumentos da época barroca e as compararam com instrumentos modernos, considerando os aspectos tanto físico quanto sonoro.

Durante a apresentação do trabalho A influência do samba na formação da memória das comunidades, a aluna de Biblioteconomia, Priscila Gonçalves, disse se sentir honrada pela oportunidade de participar do projeto, realizado junto com a colega Thaisa Coimbra e sob orientação do professor Marcos Luiz Miranda. “Falar de samba é falar do Brasil. É falar da nossa história”, declarou Priscila.

O auditório Tércio Pacitti fica na Av. Pasteur, 458.

A 13ª SIA vai até sábado, dia 24, com palestras, seminário, minicursos, conferência internacional e apresentação de trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão. Confira a programação completa

(Letícia Hermont/Comso)

Bolsistas PET e integrantes da OBU comparam a flauta moderna e a barroca duranta apresentação de projeto.