código do Google analytics Estrada imperial identificada em pesquisa da UNIRIO é demarcada pelo governo do Espírito Santo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estrada imperial identificada em pesquisa da UNIRIO é demarcada pelo governo do Espírito Santo

por comunicacao — publicado 12/06/2013 00h00, última modificação 07/12/2015 14h31

A demarcação e sinalização da Rota Imperial, também conhecida como Estrada São Pedro de Alcântara, que liga Ouro Preto (MG) a Vitória (ES), foi inaugurada no último sábado, dia 8, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A Estrada foi identificada pelo professor da Escola de Arquivologia da UNIRIO, João Eurípedes Franklin Leal, autor do livro “A Rota Imperial da Estrada Real: A Estrada São Pedro de Alcântara”.

Com 575 km de extensão, o caminho foi construído por ordem de Dom João VI, para que Minas Gerais não ficasse completamente dependente do Rio de Janeiro, realizando comércio também com o porto de Vitória. Segundo o professor Leal, a Rota era utilizada até o início do século XX, quando foi substituída por ligação ferroviária (estrada de ferro Leopoldina), ficando, assim, abandonada e perdida na memória. “Com a pesquisa, ela foi reencontrada, marcada com GPS, e será transformada em rota turística pelo governo do Espírito Santo”, revela.

Outras informações pelo site http://www.rotaimperial.org.br.