código do Google analytics Escola de Medicina e Cirurgia realiza sessão solene em comemoração aos seus 110 anos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Medicina e Cirurgia realiza sessão solene em comemoração aos seus 110 anos

por Comunicação publicado 12/04/2022 11h54, última modificação 12/04/2022 11h54
Evento acontecerá nesta quinta-feira (14), no Anfiteatro Geral do HUGG, com transmissão on-line

Como parte das comemorações aos 110 anos da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC/UNIRIO), será realizada uma sessão solene nesta quinta-feira, 14 de abril. O evento acontecerá a partir das 9h, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), com transmissão simultânea pelo canal audiovisual da EMC.

A atividade, com o tema "110 anos de memórias: do conhecimento tácito à formação médica: vivência na construção da Escola e os tempos atuais", será ministrada pelo professor Agostinho M. S. Ascenção (EMC) e coordenada pela diretora da Escola, professora Andrea Povedano.

Breve histórico

As origens da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) remetem à fundação da Faculdade de Medicina Homeopática do Rio de Janeiro, caracterizando-a como o marco inicial da segunda escola médica do Rio de Janeiro e a quarta do país. Porém, teve uma breve existência. A faculdade, segundo seus estatutos, datados de 22 de março de 1912, tinha como fim formar médicos e farmacêuticos que desejassem professar a homeopatia. A Faculdade de Medicina Homeopática do Rio de Janeiro foi desativada em poucos meses, no mesmo ano de sua fundação (1912), em virtude de dissidências dentro do IHB. Apesar disso, alguns membros do Instituto resolveram organizar outra instituição, denominada Faculdade Hahnemanniana.

Em 07 de dezembro de 1948, a Escola desvinculou-se do Instituto Hahnemanniano e se organizou como sociedade civil, com a denominação de Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, cujos sócios eram exclusivamente seus próprios docentes. Em 1954, a Escola passou a ser um estabelecimento de ensino subvencionado pelo Governo Federal, mantendo em seu currículo a obrigatoriedade das disciplinas de Clínica Homeopática, Matéria Médica Homeopática e Terapêutica da Clínica Homeopática. Três anos mais tarde, em 1957, foi incorporada ao Sistema Federal de Ensino subordinando-se ao Ministério da Educação e Cultura (Decreto nº 3.271, de 30/09/1957), época em que foi transformada em unidade de ensino de medicina alopática, oferecendo cadeiras de homeopatia em caráter optativo. Em 1959, a Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro estabeleceu um convênio com a Fundação Gaffrée e Guinle para utilização de parte das instalações do seu hospital.

Em 5 de junho de 1979, com a criação da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Escola de Medicina e Cirurgia passou a ser denominada Curso de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Rio de Janeiro. Entretanto, com a reestruturação da UNIRIO, em 1988, voltou a se chamar Escola de Medicina e Cirurgia, fazendo parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, pelo Decreto-Lei 6.555, denominação que permanece até os dias de hoje.

Folder sessão solene 110 anos da Escola de Medicina e Cirurgia