código do Google analytics Escola de Medicina e Cirurgia promove conferência em comemoração aos seus 105 anos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Medicina e Cirurgia promove conferência em comemoração aos seus 105 anos

por comunicacao — publicado 06/04/2017 11h25, última modificação 06/04/2017 10h15
O tema abordado nesta sexta-feira, dia 7, pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Vitor Moreira Lima será ‘Saúde, Direito e Ética Médica'

Saúde, Direito e Ética Médica. Esse será o tema da conferência que a Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO promove nesta sexta-feira, 7 de abril, para celebrar os 105 anos desde sua fundação. O evento acontecerá no Auditório do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle (HUGG), às 9h.

O conferencista convidado é o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Vitor Moreira Lima. As inscrições para o evento serão realizadas no local.

O HUGG localiza-se na Rua Mariz e Barros, 775, Maracanã.

Sobre a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO

Fundada em 10 de abril de 1912, a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO  (EMC) é a segunda faculdade de medicina criada no Rio de Janeiro e a quarta organizada no Brasil. Apesar de ter sido reconhecida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores em 22 de janeiro de 1912, e ter seus estatutos aprovados em 22 de março do mesmo ano, a data de sua fundação homenageia o nascimento de Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia.

Fruto da Faculdade Hahnemanniana, pioneira na propagação da ciência homeopática no país, a EMC foi desvinculada do Instituto Hahnemanniano do Brasil em 1948, e passou a ser subordinada ao Ministério da Educação e Cultura em 1957, já dentro do sistema federal de ensino. Em 1969, foi incorporada à Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG) e, com a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro em 1975, passou a integrar a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ). Em 1979, finalmente, se incorporou à Universidade do Rio de Janeiro, com a criação da UNIRIO que, pela lei nº 10.750, do ano de 2003, passou a chamar-se Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Desde sua criação, a EMC passou por diversas mudanças de sede, ocupando locais como a Rua do Hospício (atual Rua Buenos Aires); a Avenida Central, 133 (atual Avenida Rio Branco); a Praça Tiradentes, 52; e a Rua Frei Caneca, 94 (atual sede do Instituto Biomédico). Atualmente ocupa o prédio da Decania do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, anexo ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO), localizado na Rua Silva Ramos, 32, na Tijuca.

105 anos Escola de Medicina