código do Google analytics Encontro virtual irá debater o neoburlesco brasileiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Encontro virtual irá debater o neoburlesco brasileiro

Encontro virtual irá debater o neoburlesco brasileiro

por Comunicação publicado 14/09/2021 17h30, última modificação 15/09/2021 11h05
Atividade acontece na próxima quinta-feira (16), às 20h, como parte do I Ciclo de Debates Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite

O projeto de extensão e cultura Cabaré Incoerente promove na próxima quinta-feira (16), às 20h, a mesa virtual de discussão Corpos em Chamas: a transgressão do neoburlesco brasileiro. A atividade integra o I Ciclo de Debates Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio da página do evento.

A atividade irá contar com as participações de Giorgia Conceição, Marcelo D'Avilla, Ana Carolina Castro Malcher e Maria Luísa Cavalcante Rocha. A mediação será feita por Marco Chavarri. 

Herdeiro de uma tradição transgressora de parodiar nobres e figuras de poder, o Burlesco abre espaço até os dias de hoje para que corpos e vivências dissidentes e inconformadas rebolem e tirem suas roupas, riam e façam rir do que nos paralisa e nos encolhe. Atualmente, o Brasil vive um importante movimento de pesquisa e difusão do Burlesco, com artistas que vêm construindo parte significativa dessa história. 

 

Sobre o projeto

O Cabaré Incoerente é um projeto de extensão e cultura da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenado pela professora Christina Streva. Atrelado à pesquisa e ao ensino desde 2014, o projeto investiga e compartilha o cabaré enquanto linguagem artística, por meio de espetáculos, oficinas, grupos de estudos, mesas de debate e Noites Incoerentes (mostras de repertório com números variados). Mais de 50 apresentações já foram realizadas ao longo desses anos, em diferentes cidades e estados do Brasil. 

Outras informações estão disponíveis na página do Cabaré Incoerente.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio