código do Google analytics Encontro reúne jovens talentos da ciência da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Encontro reúne jovens talentos da ciência da UNIRIO

Encontro reúne jovens talentos da ciência da UNIRIO

por comunicacao — publicado 23/10/2013 12h55, última modificação 24/10/2013 10h44
Estudantes de diversos cursos relataram suas experiências como bolsistas e destacaram os pontos positivos e negativos de atuar, já no início da faculdade, em atividades de pesquisa

Estudantes da UNIRIO que participam do programa Jovens Talentos para a Ciência, voltado para recém-ingressos na Universidade, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 22 de outubro, para apresentar suas experiências como bolsistas. Os relatos, em sua maioria, mostram que os alunos se sentem bastante estimulados com a oportunidade de, já no início da faculdade, ter contato com atividades desenvolvidas por pesquisadores e colegas de períodos mais avançados.

A primeira edição do programa, com vigência entre agosto de 2012 e julho de 2013, reuniu 61 estudantes da UNIRIO. Durante o encontro, eles apresentaram relatórios de atividades e falaram sobre os benefícios e também as dificuldades enfrentadas durante o período como bolsistas.

Por meio do programa, os alunos do primeiro período começam a participar das atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade. Frequentam diferentes setores e laboratórios de seus cursos, o que possibilita um conhecimento maior sobre as possíveis áreas de atuação de cada carreira.

Alguns bolsistas relataram participação efetiva em projetos e até mesmo a coautoria de um artigo publicado em revista científica, como foi o caso das estudantes Lucy Anna Diniz e Jessyca Helen Romão Oliveira, da Escola de Educação. “Apesar de algumas dificuldades, foi uma experiência muito rica”, avaliou Lucy Anna.

Embora tenham destacado problemas, como orientação insuficiente em alguns cursos, os estudantes compartilharam a opinião de que a bolsa foi uma oportunidade importante e bastante válida. Outro ponto ressaltado pelos alunos foi a possibilidade de custear, por meio da bolsa, cursos de idiomas, já que muitos pretendem concorrer ao programa Ciência sem Fronteiras para estudar no exterior.

Para a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, os relatos mostram que os estudantes, em sua maioria, encerram o período de bolsa bastante amadurecidos, dominando a metodologia científica e comprometidos com seus projetos de pesquisa.

“Muitos reconheceram a importância do trabalho em grupo e da inserção precoce em suas áreas de atuação. A maioria dos alunos dessa primeira edição buscou continuar na pesquisa com bolsas de iniciação científica, na UNIRIO ou em outras universidades”, contou a diretora.

Fabiana destacou também a importância desses estudantes para o fortalecimento dos cursos da UNIRIO, já que “eles colaboram efetivamente com as atividades de pesquisa”.

O encontro fez parte da programação da 11ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades previstas até o próximo sábado.

O Programa

Coordenado pela Capes e pelo CNPq, o programa Jovens Talentos para a Ciência destina-se a estudantes de graduação recém-ingressos, de todas as áreas do conhecimento, e tem o objetivo de inseri-los precocemente no meio científico. Os alunos são selecionados mediante prova de conhecimentos gerais e recebem bolsa no valor de R$ 400, pelo período de um ano, para atuar em atividades de pesquisa em suas universidades.

Mais informações: http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/jovens-talentos-para-a-ciencia.

registrado em: SIA 2013, PROPG, SNCT