código do Google analytics Encontro reúne intercambistas brasileiros e estrangeiros para troca de experiências — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Encontro reúne intercambistas brasileiros e estrangeiros para troca de experiências

por comunicacao — publicado 21/10/2013 18h50, última modificação 23/10/2013 11h34
Promovido pela Coordenação de Relações Internacionais, evento integrou a programação do primeiro dia da Semana de Integração Acadêmica

Relatos de sonhos, experiências e aprendizado marcaram o I Encontro de Estudantes Estrangeiros da UNIRIO e de Mobilidade Acadêmica Internacional, realizado na manhã desta segunda-feira, dia 21, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Promovido pela Coordenação de Relações Internacionais (CRI), o evento propunha compartilhar vivências de internacionalização do ensino superior.

“Embora a CRI ainda seja um órgão recente na história da nossa Universidade, estamos felizes por dar passos importantes em direção à abertura ao cenário internacional”, ressaltou a coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Liliana Vargas. Segundo ela, esse processo tem sido criterioso. “Só fechamos acordos de cooperação com as melhores instituições”, enfatizou.

A aluna de Música do Instituto Villa-Lobos (IVL) Bianca de Lima Melo cursou dois períodos acadêmicos em uma universidade sueca. Para ela, “tudo é muito intenso quando passamos tanto tempo fora de nosso país”. Na nova casa, Bianca se surpreendeu com aspectos da cultura local, especialmente no que diz respeito ao convívio em sociedade. “Lá existe uma ‘lei social’ que não permite que uma pessoa seja melhor do que outra – e isso foi algo que me marcou bastante”, revelou. Segundo ela, a universidade em que estudou se organizava de maneira não hierárquica. “Um dia fui conversar com o diretor da faculdade, e vi que ele estava lavando a própria louça que tinha usado.”

Estudante argentina veio para a UNIRIO por meio do Programa Marca

Já a argentina Alejandra Díaz veio da Universidade Nacional de Tucumán, em seu país, para estudar Enfermagem na UNIRIO. A princípio, a estudante receou vir para o Rio de Janeiro, pois temia os perigos de uma cidade tão grande. “Mas quando fui pesquisar na internet e vi o Cristo Redentor, as montanhas e as praias, pensei: ‘Aí vou eu!’”, contou. Alejandra veio para a Universidade por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados do Mercosul (Programa Marca), do qual participa a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (UNIRIO).

Entre os estudantes, havia alunos de graduação e de pós que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, lançado em 2011 pelo Governo Federal. Alicante e as Ilhas Canárias, na Espanha, e a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, estavam entre os destinos.

Também participante do Encontro, o professor Simon Sampedro Pascual, da Universidade de La Rioja (Espanha), discutiu sobre o conceito de internacionalização, que, para ele, trata-se “menos de um ensino do que de uma atitude do próprio sujeito diante das necessidades globais”. Desde setembro, Pascual ministra o curso de “Língua e Cultura Espanhola” para alunos, professores e técnicos-administrativos da UNIRIO.

registrado em: CRI, Mobilidade, SNCT, SIA 2013