código do Google analytics Encontro de Iniciativas Ambientais discute sustentabilidade — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Encontro de Iniciativas Ambientais discute sustentabilidade

Encontro de Iniciativas Ambientais discute sustentabilidade

por comunicacao — publicado 20/10/2016 09h35, última modificação 21/10/2016 07h30
Sétima edição do evento, que acontece entre 25 e 27 de outubro na UNIRIO, reúne fórum, palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos

7ª edição do Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO (EIA) vai lançar uma questão importante: Nos uniremos em prol da sustentabilidade?. Com esse tema central, o evento acontece de 25 a 27 de outubro, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET).

Fórum, palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos estão na programação, estimulando práticas sustentáveis como de licitações e compras, planos de logística sustentável, ética socioambiental nos processos burocráticos de gestão universitária, entre outras. As dinâmicas realizadas terão como propósito promover encontros cognitivos, afetivos e lúdicos, visando a iniciativas que ressignifiquem os conflitos entre o ambiental, o social e o econômico.

Os trabalhos apresentados serão organizados a partir de cinco eixos temáticos: Iniciativas socioambientais com foco na sustentabilidade em organizações públicas, privadas, estatais e do Terceiro SetorÉtica, direito e justiça ambientalPolíticas públicas ambientaisGestão sustentável de recursos e avaliação de impactos ambientais; e Licitações e compras sustentáveis.

No dia 26, destaque para o I Fórum de Sustentabilidade da UNIRIO, que acontece das 9h às 12h no terraço da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). A atividade é a primeira ação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Universidade. No local, haverá uma exposição e a Feira do Desapego. O EIA também conta no dia 27, quinta-feira, a partir de 14h10, com a Roda de Experiência Licitações e Compras Sustentáveis.

Confira a programação completa.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site do EIA

O CCET se localiza na Avenida Pasteur, 458, e a EEAP fica na Av. Pasteur 296, ambos na Urca.

Proposta

O EIA é um evento de extensão, pesquisa e ensino anual e pluridisciplinar, realizado em âmbito nacional. Com origem na Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, tem como objetivo discutir práticas de enredamento de políticas socioambientais em instituições públicas e produzir reflexões teóricas, metodológicas, práticas, vinculadas ao Programa de extensão Redes Colaborativas Solidárias - RECOSOL.