código do Google analytics Egressas de Enfermagem são premiadas em evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Egressas de Enfermagem são premiadas em evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem

Egressas de Enfermagem são premiadas em evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem

por Comunicação publicado 25/05/2022 13h20, última modificação 20/07/2022 13h28
A premiação ocorreu durante a abertura da 83ª Edição da Semana Brasileira de Enfermagem, na Alerj, no dia 16 de maio

As egressas de Enfermagem Gisely Sobrinho e Andrea de Santana Oliveira foram as vencedoras na modalidade Saúde é Arte, com a melhor manifestação artístico-cultural (prêmio Antônio José Zaib), promovido pela II Mostra Científica Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn/RJ. O evento ocorreu em dezembro de 2021, mas a premiação foi realizada no dia 16 de maio, durante a abertura da 83ª Edição da Semana Brasileira de Enfermagem da Alerj, no dia 16 de maio, na Alerj.  As enfermeiras concorreram com o poema Sexo é Saúde. 

De acordo com a ABEn, o evento possui abrangência estadual e visa ao intercâmbio de ideias e ao desenvolvimento da enfermagem em sua relação com as demais profissões. O objetivo é mobilizar os estudantes da saúde a discutir questões políticas, sociais, culturais inerentes às práticas em saúde, tendo em vista a qualificação para  a prática profissional. 

Andrea de Santana, graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO) em 2018 e aluna do mestrado da mesma instituição, também garantiu o 2º (poema) e o 3º lugar (parodia). Segundo Andrea, a participação no evento foi uma forma de contribuir para a educação e prevenção em saúde com novas propostas de práticas educativas. “Meu objetivo foi usar a arte para divulgar a saúde. Precisamos usar uma linguagem mais acessível para promover a saúde. A nossa área tem muito termo técnico que acaba não atingindo determinados públicos. Podemos levar poemas, paródias, peças teatrais para as escolas e falar de temas de saúde para jovens e crianças”, explicou. 

Gisely Sobrinho ratifica a  opinião da colega: “A nossa proposta foi esta: contribuir por meio da arte para a educação em saúde. Faço muita palestra em escolas sobre educação sexual. A prevenção é muito importante. Precisamos dialogar com os jovens. Associar a saúde com a arte é uma forma de atingir essa geração”.

Gisely também falou sobre a importância de rever os amigos e professores da UNIRIO no dia da premiação. "Foi emocionante participar desse evento. Uma oportunidade de rever amigos e professores da UNIRIO. A UNIRIO é uma família. É onde eu sei que posso recorrer quando preciso tirar alguma dúvida profissional", declarou a enfermeira. 

A diretora da EEAP, Cristiane Rodrigues da Rocha, presente no evento da premiação, também falou sobre a conquista das egressas. "Esse é um  indicador de que  o egresso da Escola  está fazendo a diferença, de que ele está no mercado de trabalho, mas também fazendo algo a mais, além de uma assistência a beira-leito. Ele está estudando, apresentando, participando de eventos da área. É um orgulho e uma alegria para a gente. Além disso, ele está levando o nome da nossa instituição”, ressaltou a diretora. 

 

registrado em: Ciência na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio