código do Google analytics Duo de voz e violão se apresenta na Série Villa-Lobos Aplaude — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Duo de voz e violão se apresenta na Série Villa-Lobos Aplaude

Duo de voz e violão se apresenta na Série Villa-Lobos Aplaude

por comunicacao — publicado 01/10/2019 18h45, última modificação 02/10/2019 15h14
Tenor Alberto Pacheco e violonista fazem recital de lançamento do CD “Morena, Morena!: Canções da Belle Époque brasileira” nesta quinta-feira, dia 3

O duo formado por Alberto Pacheco (tenor) e Nicolas de Souza Barros (violão, violão acústico e arranjos) se apresenta nesta quinta-feira, dia 3, às 19h, na Sala Villa-Lobos. O recital, que integra a Série Villa-Lobos Aplaude, marcará o lançamento do CD Morena, Morena!: Canções da Belle Époque brasileira.

Neste concerto, o duo apresenta um recorte das canções dos cinco compositores contemplados na gravação: Luciano Gallet, João Gomes de Araújo, Luisa Leonardo, Francisco Braga e Chiquinha Gonzaga. Também será interpretada a quarta modinha conhecida de Padre José Nunes Garcia, descoberta por Alberto Pacheco em 2019 em uma biblioteca europeia, assim como uma canção de G. F. de Trindade, sendo ambas harmonizadas pelo guitarrista italiano Bartolomeo Bortolazzi (1772-1846), radicado no Rio de Janeiro a partir de 1809.

Nicolas de Souza Barros abrirá o recital fazendo sua estreia no violão acústico (cordas de aço), apresentando uma seleção de obras celtas, inclusive um arranjo autoral da melodia Captain O’ Kane, do lendário harpista irlandês Turlough O’ Carolan (1670-1738).

A curadoria é da pianista Maria Luisa Lundberg.

A Sala Villa-Lobos se localiza na Av. Pasteur, 436 – fundos, Urca.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio