código do Google analytics DTIC lança ferramenta para usuários da Rede UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / DTIC lança ferramenta para usuários da Rede UNIRIO

DTIC lança ferramenta para usuários da Rede UNIRIO

por comunicacao — publicado 14/01/2014 14h05, última modificação 23/10/2018 17h13
Portal de Identificação permitirá acesso à rede sem fio

O Portal de Identificação da UNIRIO entrou em operação na última sexta-feira, dia 10 de janeiro. Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), a ferramenta permite que o usuário crie e administre uma única conta, por meio de login e senha, para acessar futuramente todos os serviços disponibilizados pela Rede UNIRIO e pela Comunidade Acadêmica Federada (Federação CAFe). Neste primeiro momento, a função do Portal será o acesso à rede sem fio.

login do usuário será obrigatoriamente seu número de CPF. As senhas terão validade de seis meses, devendo ser substituídas após esse período. Elas deverão ter oito caracteres, incluindo ao menos uma letra maiúscula e uma minúscula. Será enviada por e-mail uma senha temporária, que deverá ser alterada no primeiro acesso.

Para utilizar o Portal, o usuário deverá ter seu e-mail cadastrado no SIE. Aqueles que não tiverem seu e-mail cadastrado no sistema deverão solicitar a atualização de seus dados na secretaria escolar do curso, no caso de estudantes; no Departamento de Recursos Humanos (DRH), se forem servidores técnico-administrativos; ou por meio do Portal do Professor, caso sejam docentes.

A rede wi-fi da UNIRIO foi segmentada com o identificador UNIRIOXXX (sendo XXX um número único por local), com o objetivo de garantir uma maior segurança de navegação. Com isso, o usuário poderá perder a conexão inicial ao se deslocar pelos diversos setores da UNIRIO, sendo direcionado para outro ponto de acesso, que exigirá uma nova liberação de login e senha. Como são várias as redes, esse sistema inicialmente poderá gerar algum trabalho ao usuário, porém, uma vez cadastrados login e senha em seu dispositivo móvel, essas informações serão armazenadas e reconhecidas posteriormente.

A nova rede wi-fi de convidados foi segmentada com o identificador de rede UNIRIOXXX–VISITANTE, sendo XXX um número único por local. Temporariamente, o usuário convidado com o login  “unirio” ficará ativo, para que seja feito o acesso da comunidade ao Portal de Identificação, com o intuito de atualizar o cadastro.

A DTIC solicita aos usuários que reportem qualquer problema que venha a ocorrer, pelo email direção.dtic@unirio.br.

Outras informações, pelo telefone 2542-4708.

registrado em: DTIC