código do Google analytics DTIC informa sobre o desligamento de toda a Rede nesta sexta-feira, dia 22 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / DTIC informa sobre o desligamento de toda a Rede nesta sexta-feira, dia 22

DTIC informa sobre o desligamento de toda a Rede nesta sexta-feira, dia 22

por comunicacao — publicado 21/02/2019 11h40, última modificação 25/02/2019 09h38
O acesso à internet e aos portais (interno e externo) ficarão inoperantes, sem previsão de retorno, podendo, inclusive, se estender durante o final de semana

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) informa aos usuários da Rede UNIRIO que deixará todos os serviços da DTIC (acesso à internet e aos portais - interno e externo) inoperantes, sem previsão de retorno, podendo, inclusive, se estender durante o final de semana. 

A ação tem como objetivo  iniciar a implantação de um Projeto, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Esse Projeto consistirá em manter em funcionamento o ambiente operacional, o maior tempo possível, dos serviços de TI da UNIRIO, além de tornar o link de acesso à Internet 10 vezes mais rápido, saindo do atual 1Gbps para 10Gbps.

 Confira a nota na íntegra:

A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), viabilizou a infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) para o início da implantação do projeto de alta disponibilidade (manter o ambiente operacional o maior tempo possível) dos serviços de TI da UNIRIO, além de tornar o link de acesso a Internet 10 vezes mais rápido, saindo do atual 1Gbps para 10Gbps.

Tal infraestrutura consiste em hospedar os principais equipamentos de controle de Entrada e Saída da Rede UNIRIO, no Data Center do CBPF, e com isso, garantirmos a utilização da infraestrutura elétrica do local, que conta com um gerador para os casos de interrupção elétrica.                                      

A implementação desse projeto se dará em três fases. A primeira terá início nesta  sexta-feira, dia 22 de fevereiro; deixará todos os serviços da DTIC (acesso à internet e acesso aos portais - interno e externo) inoperantes e sem previsão de retorno, podendo, inclusive, se estender durante o final de semana.

Essa primeira fase consiste em tornar o e-mail institucional livre dos problemas de falta de energia elétrica, que afetam a DTIC; aumentar o link de acesso a internet para 10 Gbps; fechar o anel ótico de dados da UNIRIO na Rede Comep (permitir rotas alternativas dos campi para acesso à rede e internet); conectar os campi PROGEPE e Av. Rio Branco na Rede UNIRIO, por meio da Rede Comep.

Na segunda fase, estaremos implementando tecnologia para prover aos campi da UNIRIO acesso à internet, mesmo quando a DTIC estiver com o seu Data Center inoperante. Nesse ponto, teremos e-mail e internet disponíveis independente da DTIC estar operacional.

A terceira e última fase, irá requerer mais investimentos financeiros e um tempo maior para a sua total implementação, visto que consiste na redundância do Data Center da UNIRIO, no campus da Av. Rio Branco, o que permitirá alta disponibilidade dos serviços (Portais Web e sistemas) ofertados pela DTIC.

Infelizmente, estamos comunicando bem próximo ao evento, mas isso ocorreu devido a não possuirmos ainda a garantia da empresa de entregar a tempo, alguns componentes e materiais fundamentais, bem como, o término dos testes laboratoriais realizados. Ressalto que o dia foi cuidadosamente estabelecido levando-se em consideração o calendário acadêmico e os dias de sábado e domingo para realizarmos acertos e ajustes finais necessários. Perderemos um dia, mas ganharemos muitos outros adiante.

 Certo da compreensão de todos.

Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio