código do Google analytics Docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia, recebe título de professor emérito — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia, recebe título de professor emérito

por comunicacao — publicado 11/12/2017 12h15, última modificação 14/12/2017 13h48
Outorga aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, em sessão solene dos Conselhos Superiores da UNIRIO

Em sessão solene dos Conselhos Superiores da UNIRIO, realizada na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, o docente Eduardo Pamplona Bethlem, da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC), recebeu o título de professor emérito da Universidade. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

Graduado em Medicina pela UNIRIO, mestre em Pneumologia e Tisiologia pela UFRJ, doutor em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Eduardo Bethlem tem livre docência em pneumologia pela UNIRIO, onde atua como professor da área Cardiopulmonar do Departamento de Medicina Especializada da EMC.

O homenageado foi conduzido à mesa solene por uma comitiva formada pelos professores Antônio Dacri, Omar da Rosa Santos e Mario Barreto Correa Lima, da EMC. O decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Agostinho Manuel da Silva Ascenção, e os membros da comitiva proferiram palavras de saudação a Eduardo Bethlem.

Mario Barreto Lima abriu as falas e discorreu sobre a trajetória acadêmica e profissional do homenageado. “Nada mais gratificante para nós, que o acompanhamos desde a chegada à Escola até agora, do que recebê-lo no corpo de eméritos da UNIRIO”, ressaltou.

Após receber o título das mãos do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, o docente Eduardo Bethlem disse estar muito honrado com a outorga e destacou o fato de ter estudado, exercido a docência e assumido diferentes postos na EMC. “Acredito que, de algum modo, esse título representa o esforço dos docentes de nossa Escola”, observou o homenageado.

No encerramento da cerimônia, o reitor Luiz Pedro Jutuca reiterou a honra de ter Eduardo Bethlem como membro da galeria de eméritos da Universidade: “Esse título é fruto da percepção de seus colegas a respeito de sua atuação e sensibilidade perante questões relativas à Escola de Medicina e ao Hospital Gaffrée e Guinle”.

Foto da mesa solene composta, da esquerda para a direita, pelos professores Agostinho Manuel da Silva Ascenção, Mario Barreto Correa Lima, Eduardo Pamplona Bethlem, Luiz Pedro San Gil Jutuca, Omar da Rosa Santos e Antônio Dacri