código do Google analytics Docente do IVL lança livro sobre canções eruditas no Brasil e nos Estados Unidos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Docente do IVL lança livro sobre canções eruditas no Brasil e nos Estados Unidos

por comunicacao — publicado 09/11/2016 09h55, última modificação 09/11/2016 10h01
'Vozes das Américas', da professora de canto e ópera Carol McDavit, será lançado nesta quinta-feira, 10 de novembro, durante o Festival Villa-Lobos, que acontece no Rio de Janeiro. O livro tem como objeto principal duas séries musicais: 'Modinhas e Canções', de Heitor Villa-Lobos, e 'Old American Songs', de Aaron Copland

O repertório de canções eruditas do Brasil e dos Estados Unidos tem forte presença na atividade da recitalista e professora do Instituto Villa-Lobos (IVL) Carol McDavit. O reflexo dessa influência está no livro Vozes das Américas: Encontro de culturas europeia, africana e indígena nas canções de câmara de Heitor Villa-Lobos e Aaron Copland, que será lançado nesta quinta-feira, 10 de novembro, durante o 54º Festival Villa-Lobos, que acontece no Rio de Janeiro até 15 de novembro.

A obra apresenta breve histórico do desenvolvimento da canção erudita nos dois países, e tem como objeto principal duas séries musicais: Modinhas e Canções, de Heitor Villa-Lobos, que incluem cantigas de roda, canções de escravos, folclóricas e canções originais inspiradas em modinhas e lundus; e Old American Songs, de Aaron Copland, adaptações de hinos e canções populares, que retêm a espontaneidade original das melodias folclóricas.

Vozes das Américas oferece uma análise comparativa e interpretativa das duas séries, cujas canções abrangem ampla gama de exigências técnicas musicais e vocais, o que as torna acessíveis ao cantor em diferentes estágios de sua formação.

O lançamento nesta quinta (10) acontecerá no Espaço Cultural BNDES e será precedido por um concerto de canto e piano de Villa-Lobos, com Carol McDavit e o pianista Flávio Augusto e participações de David Chew, Flávio Mello e Guilherme Kurtz. A apresentação terá início às 19h e a entrada é franca, sujeita a lotação.

O Espaço Cultural BNDES fica na Av. República do Chile, 100, Centro.