código do Google analytics Docente do IVL lança livro sobre canções eruditas no Brasil e nos Estados Unidos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Docente do IVL lança livro sobre canções eruditas no Brasil e nos Estados Unidos

Docente do IVL lança livro sobre canções eruditas no Brasil e nos Estados Unidos

por comunicacao — publicado 09/11/2016 09h55, última modificação 09/11/2016 10h01
'Vozes das Américas', da professora de canto e ópera Carol McDavit, será lançado nesta quinta-feira, 10 de novembro, durante o Festival Villa-Lobos, que acontece no Rio de Janeiro. O livro tem como objeto principal duas séries musicais: 'Modinhas e Canções', de Heitor Villa-Lobos, e 'Old American Songs', de Aaron Copland

O repertório de canções eruditas do Brasil e dos Estados Unidos tem forte presença na atividade da recitalista e professora do Instituto Villa-Lobos (IVL) Carol McDavit. O reflexo dessa influência está no livro Vozes das Américas: Encontro de culturas europeia, africana e indígena nas canções de câmara de Heitor Villa-Lobos e Aaron Copland, que será lançado nesta quinta-feira, 10 de novembro, durante o 54º Festival Villa-Lobos, que acontece no Rio de Janeiro até 15 de novembro.

A obra apresenta breve histórico do desenvolvimento da canção erudita nos dois países, e tem como objeto principal duas séries musicais: Modinhas e Canções, de Heitor Villa-Lobos, que incluem cantigas de roda, canções de escravos, folclóricas e canções originais inspiradas em modinhas e lundus; e Old American Songs, de Aaron Copland, adaptações de hinos e canções populares, que retêm a espontaneidade original das melodias folclóricas.

Vozes das Américas oferece uma análise comparativa e interpretativa das duas séries, cujas canções abrangem ampla gama de exigências técnicas musicais e vocais, o que as torna acessíveis ao cantor em diferentes estágios de sua formação.

O lançamento nesta quinta (10) acontecerá no Espaço Cultural BNDES e será precedido por um concerto de canto e piano de Villa-Lobos, com Carol McDavit e o pianista Flávio Augusto e participações de David Chew, Flávio Mello e Guilherme Kurtz. A apresentação terá início às 19h e a entrada é franca, sujeita a lotação.

O Espaço Cultural BNDES fica na Av. República do Chile, 100, Centro.



Capes CNPQ Imagem Rede Unirio