Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Divulgado edital de seleção de projetos para concessão de bolsas de iniciação científica

por Comunicacao UNIRIO publicado 14/12/2015 20h00, última modificação 15/12/2015 08h59

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG), divulgou, por meio da Diretoria de Pesquisa (DPq), o edital de seleção de propostas para concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação da UNIRIO. O período para submissão de propostas será de 5 de janeiro a 10 de abril de 2016. A relação de documentos exigidos está disponível no edital.

A oferta é de 376 bolsas, das quais 76 são oferecidas pelo Programa Institucional de Bolsas IC do CNPq (Pibic/CNPq), e 300 são do Programa Institucional de Bolsas IC/UNIRIO. Do total, 18 bolsas são reservadas a portadores de necessidades especiais, se houver. A vigência será de agosto de 2016 a julho de 2017, e o valor mensal é de R$ 400.

O objetivo do programa de bolsas IC é fomentar a formação de novos pesquisadores em todas as áreas de conhecimento, bem como despertar a vocação científica em estudantes de graduação com a participação ativa em projetos de pesquisa, aprovados em processo de seleção e orientados por pesquisadores qualificados.

Os estudantes interessados em receber o auxílio devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da UNIRIO, cursando até o penúltimo período de integralização do curso (durante o período da vigência da bolsa). O aluno deve também apresentar Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) igual ou superior a 6,0 (seis).

As propostas para concessão de bolsas devem ser submetidas pelo professor orientador, por meio do sistema de submissão na página da DPq da UNIRIO. Para isso, o docente deve, entre outros requisitos, possuir experiência de pesquisa e estar inserido em um ou mais grupos de pesquisa do CNPq sediados, obrigatoriamente, na UNIRIO; ter titulação de doutor ou de mestre, com regime de trabalho em tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural entre 2011 e 2016.

Outras informações estão disponíveis no edital e na página da DPq.