código do Google analytics Disponibilizada nova edição do Manual de Atos Oficiais da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Disponibilizada nova edição do Manual de Atos Oficiais da UNIRIO

Disponibilizada nova edição do Manual de Atos Oficiais da UNIRIO

por Comunicação — publicado 27/12/2021 11h55, última modificação 27/12/2021 11h55
Publicação reúne orientações para a correspondência oficial da Universidade

Já está disponível a segunda edição do Manual de Atos Oficiais da UNIRIO, que trata da Redação Oficial, do conceito e classificação dos atos administrativos e apresenta a estrutura dos principais documentos oficiais produzidos na Universidade, por meio de exemplos.

O Manual foi elaborado pela primeira vez em 2016, para atender a três objetivos principais inter-relacionados: uniformizar a correspondência oficial da UNIRIO direcionada à comunidade interna e externa; otimizar as rotinas de trabalho dos seus servidores; e fortalecer a identidade (visual) da Universidade.

Nesta segunda edição, pretende-se revisitar esses objetivos traçados para o Manual de modo a adequá-los ao contexto da correspondência oficial da Universidade, levando-se em conta também as constantes atualizações correspondentes estabelecidas para a Administração Pública Federal.

Entre os destaques da nova versão, estão o uso da Instrução Normativa, de acordo com o Decreto nº 10.139, de 28/11/2019; a adoção do “padrão ofício”, com o cancelamento do memorando e o emprego do termo "ofício" para a comunicação interna e externa, mas com a diferença de estrutura entre estas duas; a possibilidade de acolhimento ao Decreto nº 9.758, de 11/04/2019, ao lado da normatização própria da Universidade referente às formas de tratamento; e o alinhamento gráfico com o Manual de Identidade Visual da UNIRIO, que está em fase de elaboração.

A segunda edição do Manual e os modelos dos atos oficiais podem ser acessados na página da Reitoria, no link: www.unirio.br/manualdeatosoficiais.