código do Google analytics Departamento de Física promove primeiro evento de observação celeste 'Astro in (Uni)Rio' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Departamento de Física promove primeiro evento de observação celeste 'Astro in (Uni)Rio'

Departamento de Física promove primeiro evento de observação celeste 'Astro in (Uni)Rio'

por comunicacao — publicado 02/10/2017 12h45, última modificação 03/10/2017 08h31
O evento ocorreu no dia 28 de setembro

No dia 28 de setembro, o Departamento de Física do Instituto de Biociências (DFis/IBIO), em parceria com a   Fundação Planetário do Rio de Janeiro, promoveu o primeiro evento de observação celeste Astro in (Uni)Rio.

 Ao longo de suas três horas, das 18h às 21h,  na quadra de esportes do Edifício do Restaurante-Escola, professores, discentes e funcionários da UNIRIO puderam observar  o planeta Saturno, seus anéis, seu satélite Titã e a superfície lunar. A observação de Júpiter, na direção do poente, no início daquela tarde, foi prejudicada por nuvens presentes no céu naquela direção. 

 Durante a observação, os astrônomos e os professores do Departamento de Física da UNIRIO, Demison Motta e Jaime Fernando Villas da Rocha, explicavam aos presentes o que estava sendo observado e respondiam a questões sobre astronomia e cosmologia.  

De acordo com os organizadores, esse evento foi o piloto de um projeto de extensão que o Departamento de Física/IBIO pretende  desenvolver, atendendo à comunidade acadêmica em um primeiro momento e, posteriormente, também escolas públicas e ao público em geral.

Evento Astro in (Uni)Rio - Foto: Divulgação


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio