Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Departamento de Física promove primeiro evento de observação celeste 'Astro in (Uni)Rio'

Departamento de Física promove primeiro evento de observação celeste 'Astro in (Uni)Rio'

por Comunicacao UNIRIO publicado 02/10/2017 12h45, última modificação 03/10/2017 08h31

No dia 28 de setembro, o Departamento de Física do Instituto de Biociências (DFis/IBIO), em parceria com a   Fundação Planetário do Rio de Janeiro, promoveu o primeiro evento de observação celeste Astro in (Uni)Rio.

 Ao longo de suas três horas, das 18h às 21h,  na quadra de esportes do Edifício do Restaurante-Escola, professores, discentes e funcionários da UNIRIO puderam observar  o planeta Saturno, seus anéis, seu satélite Titã e a superfície lunar. A observação de Júpiter, na direção do poente, no início daquela tarde, foi prejudicada por nuvens presentes no céu naquela direção. 

 Durante a observação, os astrônomos e os professores do Departamento de Física da UNIRIO, Demison Motta e Jaime Fernando Villas da Rocha, explicavam aos presentes o que estava sendo observado e respondiam a questões sobre astronomia e cosmologia.  

De acordo com os organizadores, esse evento foi o piloto de um projeto de extensão que o Departamento de Física/IBIO pretende  desenvolver, atendendo à comunidade acadêmica em um primeiro momento e, posteriormente, também escolas públicas e ao público em geral.

Evento Astro in (Uni)Rio - Foto: Divulgação


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio