código do Google analytics Coordenador da área de Educação da Capes abre comemorações dos 10 anos do PPGEDU — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Coordenador da área de Educação da Capes abre comemorações dos 10 anos do PPGEDU

por comunicacao — publicado 30/03/2015 12h36, última modificação 30/03/2015 12h36
Romualdo Portela ministrou aula inaugural do Programa na sexta-feira, 27; atividades prosseguem nesta segunda e terça

As comemorações pelos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e pela abertura da primeira turma do doutorado tiveram início na sexta-feira, 27 de março, com a aula ministrada pelo coordenador da área de Educação da Capes e professor da USP, Romualdo Portela.

Em sua apresentação, o coordenador da Capes fez um mapeamento de questões que precisam ser enfrentadas na pós-graduação em Educação. Um dos pontos destacados por Portela diz respeito à delimitação da área no sistema de avaliação. “As áreas de ensino e de educação são avaliadas separadamente, com métricas distintas, mas há sobreposição de atividades e de temas”, explicou.

Outra questão refere-se ao produtivismo acadêmico, criticado por muitos pesquisadores. Para Portela, essa exigência de produzir mais implica a criação de artifícios, como a publicação em revistas de menor qualidade. O coordenador da Capes defendeu ainda a avaliação, pela agência, das dissertações e teses produzidas nos programas.

Atividades

A celebração dos 10 anos do PPGEDU prossegue nesta segunda, 30, com o XII Encontro com Pesquisadores e a III Roda de Conversa Pibid – Educação Infantil. Às 15h, o professor da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO – Argentina) Carlos Skiliar ministrará palestra sobre “Infância, alteridade e experiência”, no auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 436, Urca).

Encerrando a programação, na terça-feira, 31, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo Carrano falará sobre “Filmes de pesquisa: representações do social com imagens e som”. O evento acontece às 15h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (Av. Pasteur, 458, Urca).