Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Coordenador da área de Educação da Capes abre comemorações dos 10 anos do PPGEDU

Coordenador da área de Educação da Capes abre comemorações dos 10 anos do PPGEDU

por Comunicacao UNIRIO publicado 30/03/2015 12h36, última modificação 30/03/2015 12h36

As comemorações pelos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e pela abertura da primeira turma do doutorado tiveram início na sexta-feira, 27 de março, com a aula ministrada pelo coordenador da área de Educação da Capes e professor da USP, Romualdo Portela.

Em sua apresentação, o coordenador da Capes fez um mapeamento de questões que precisam ser enfrentadas na pós-graduação em Educação. Um dos pontos destacados por Portela diz respeito à delimitação da área no sistema de avaliação. “As áreas de ensino e de educação são avaliadas separadamente, com métricas distintas, mas há sobreposição de atividades e de temas”, explicou.

Outra questão refere-se ao produtivismo acadêmico, criticado por muitos pesquisadores. Para Portela, essa exigência de produzir mais implica a criação de artifícios, como a publicação em revistas de menor qualidade. O coordenador da Capes defendeu ainda a avaliação, pela agência, das dissertações e teses produzidas nos programas.

Atividades

A celebração dos 10 anos do PPGEDU prossegue nesta segunda, 30, com o XII Encontro com Pesquisadores e a III Roda de Conversa Pibid – Educação Infantil. Às 15h, o professor da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO – Argentina) Carlos Skiliar ministrará palestra sobre “Infância, alteridade e experiência”, no auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 436, Urca).

Encerrando a programação, na terça-feira, 31, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo Carrano falará sobre “Filmes de pesquisa: representações do social com imagens e som”. O evento acontece às 15h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (Av. Pasteur, 458, Urca).


Acesso a Informação Capes CNPQ