código do Google analytics Conselhos Superiores aprovam novo estatuto da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Conselhos Superiores aprovam novo estatuto da UNIRIO

Conselhos Superiores aprovam novo estatuto da UNIRIO

por comunicacao — publicado 19/04/2018 16h13, última modificação 19/04/2018 16h13
Conjunto de normas substituirá o estatuto anterior, de 2001; documento aprovado nesta quinta-feira, 19 de abril, será encaminhado para análise da Secretaria de Educação Superior do MEC

Em sessão conjunta realizada nesta quinta-feira, 19 de abril, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Universitário (Consuni) aprovaram o novo estatuto da UNIRIO. Foram 90 votos favoráveis, o que garantiu a maioria de dois terços do colegiado prevista na normativa vigente.

A proposta foi elaborada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), com base nas resoluções aprovadas na UNIRIO e nas legislações atuais. Segundo a pró-reitora Loreine Hermida, o novo estatuto atualiza a estrutura da Universidade e apresenta as finalidades das unidades organizacionais, o que não era previsto no documento anterior.

“O novo estatuto incorpora as Faculdades, o CCJP [Centro de Ciências Jurídicas e Políticas] e as pró-reitorias criadas mais recentemente, Progepe [Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas] e Prae [Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis], que ainda não faziam parte do estatuto anterior”, destacou Loreine.

A versão aprovada nesta quinta-feira inclui um artigo sobre assédio moral, que aparece pela primeira vez no estatuto de uma universidade federal. O item prevê a possibilidade de denúncia em situações de assédio moral, assegurando ampla defesa aos envolvidos.

O novo estatuto será encaminhado para análise da Coordenação Geral de Legislação e Normas do Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e entrará em vigor após a aprovação do órgão.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio