código do Google analytics Comunicado da Reitoria sobre casos de hepatite A — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Comunicado da Reitoria sobre casos de hepatite A

Comunicado da Reitoria sobre casos de hepatite A

por comunicacao — publicado 08/05/2019 16h30, última modificação 09/05/2019 15h47
HUGG está mobilizado no combate ao problema, com atendimento e orientação à comunidade acadêmica

A Reitoria da UNIRIO informa que, desde a última sexta-feira, dia 3 de maio, nove casos suspeitos de hepatite A foram reportados envolvendo alunos do Centro de Letras e Artes (CLA) da UNIRIO. Após a realização de exames, cinco casos foram confirmados, três descartados e um segue em processo de análise. Todos os alunos contaminados passam bem e estão em estágio de recuperação. Eles estão recebendo apoio da UNIRIO e sendo acompanhados pela Secretária Municipal de Saúde.

A Vigilância Sanitária foi notificada e coletou amostras de água nas cisternas do edifício. A principal suspeita é de que os casos tenham associação com a inundação do prédio ocorrida após as fortes chuvas de semanas atrás, mas, até o momento, ainda não há um diagnóstico conclusivo.

Informamos que no Restaurante-Escola, situado no mesmo campus, é realizada periodicamente análise de potabilidade da água em torneiras e bebedouros. As coletas são feitas dentro da periodicidade prevista no contrato, cujos últimos resultados, aferidos em 27 de março, se apresentam dentro dos padrões legais vigentes.

Destacamos que também foram realizadas análises microbiológicas em manipuladores, utensílios e equipamentos que se apresentaram em conformidade com os parâmetros sanitários.

A empresa prestadora de serviços de alimentação foi orientada a observar e notificar qualquer sintoma ou manifestações de agravos à saúde dos manipuladores de alimentos.

Os alunos do CLA foram comunicados do acontecido, orientados a evitarem temporariamente a ingestão de água das torneiras do prédio e a reportarem à direção caso novas pessoas surjam com sintomas da doença.

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) está mobilizado no combate ao problema, com atendimento e orientação à comunidade acadêmica.

Outras informações, favor entrar em contato com a Coordenadoria de Comunicação da UNIRIO (Comso): Telefone: (21) 2542- 4477 ou pelo e-mail comunicacao@unirio.br .

Endereço do HUGG: Rua Mariz e Barros 775, Tijuca – RJ.