código do Google analytics Comissão Permanente de Vigilância de Agravos à Saúde Humana faz recomendações à comunidade da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Comissão Permanente de Vigilância de Agravos à Saúde Humana faz recomendações à comunidade da UNIRIO

por Comunicação publicado 07/11/2022 12h17, última modificação 10/11/2022 12h08
Grupo alerta que aqueles que ainda não tomaram o reforço da vacina contra a covid-19 devem concluir, com urgência, o esquema de imunização

A Comissão Permanente de Vigilância de Agravos à Saúde Humana da UNIRIO, após solicitação da Reitoria, apresentou recomendações para a comunidade universitária, frente à circulação de uma nova subvariante no município do Rio de Janeiro (Ômicron BQ.1).

Confira a íntegra da nota, emitida nesta segunda-feira, 7 de novembro:

"Considerando o papel de monitoramento do cenário de saúde no Estado e Município do Rio de Janeiro para orientação sobre a condição epidemiológica atual no Rio de Janeiro, de modo a subsidiar as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade, frente ao atual cenário de agravos à saúde humana como a Covid-19, após reunião, a Comissão Permanente de Vigilância de Agravos à Saúde Humana apresenta a seguinte recomendação:

1. Após o sequenciamento genético realizado pela Fiocruz que confirmou a circulação de uma nova subvariante no município do Rio de Janeiro (Ômicron BQ.1), esta Comissão, após avaliação prévia do cenário epidemiológico atual, recomenda

a. Aqueles que ainda não tomaram a dose de reforço (até a 4ª dose) da vacina contra a Covid-19 procurem, URGENTEMENTE, uma unidade de saúde mais próxima, a fim de concluir o esquema de imunização.

b. O uso de máscaras em ambientes fechados, lavagem das mãos sempre que possível e uso de álcool a 70%.

c. Na presença de sintomas gripais, além da utilização de máscaras, haja afastamento até que seja descartada qualquer contaminação.

A Comissão Permanente de Vigilância de Agravos à Saúde Humana permanecerá vigilante ao cenário epidemiológico, recomendando à Reitoria condutas, com base nos dados científicos mais atuais."

Cabe ressaltar que os servidores que atuam no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), por ser uma unidade de ensino e de assistência aos pacientes, seguirão as normativas e determinações emitidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Arte sobre uso de máscaras para prevenção - SMS

Imagem: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro